Vote pela reversão do IR dos docentes em ensino, pesquisa e extensão nas IFEs


Uma ideia legislativa de um sindicalizado do SINASEFE pode ampliar os recursos para ensino, pesquisa e extensão nas Instituições Federais de Ensino (IFEs) sem aumento de nenhum tributo: trata-se do uso do Imposto de Renda (IR) dos docentes sendo revertido para esta finalidade.
proposição, cadastrada no site e-Cidadania do portal do Senado Federal, precisa de 20 mil assinaturas para ser apreciada pelos senadores e se converter em Projeto de Lei. Atualmente ela conta com pouco mais de 7 mil apoios e tem até o dia 7 de julho deste ano para atingir a marca necessária dos 20 mil.
Ajude esta boa ideia a atingir as 20 mil assinaturas clicando aqui e apoiando a reversão do IR dos docentes federais que é retido na fonte para investimento na Educação Pública.

Como votar?
Para votar, basta ir ao link da consulta e clicar no botão verde escrito "apoiar" do lado direito da tela. Uma confirmação será solicitada, podendo ser feita a partir de um login por e-mail, por conta do Facebook ou por conta do Google. O procedimento é bem rápido e não durará sequer 30 segundos. Apoie esta ideia e ajude a aumentar o orçamento da Educação Pública!

No que consiste a ideia?
O texto de apresentação na página da consulta cita que "os professores da Rede Federal de Educação de Ensino Básico e/ou Superior poderão utilizar o imposto retido na fonte anualmente para subsidiar ensino, pesquisa e extensão, não sendo admitido o uso para pagamento de bolsas, apenas para compras de materiais permanentes e de consumo. A compra de materiais, seja de consumo ou permanente, seguiriam os tramites já exigidos por leis pelas instituições de ensino, sendo que tudo o que for adquirido não pertencerá ao professor e sim à instituição. Como a contribuição anual dos professores é pequena comparada com toda a arrecadação federal, isso não afetaria as contas do governo e diminuiria o impacto da EC 95/2016 na Educação."
Em contato com o professor do IFMS Narcimário Coelho, autor da proposta, ele complementou a explicação do site com um exemplo particular, mas que é bastante comum nos estabelecimentos de ensino públicos: "no campus que trabalho a maior dificuldade são com itens básicos de laboratórios e sala de aula, o que prejudica o ensino, a pesquisa e a extensão. Muitas vezes temos o equipamento, mas não temos o solvente, o gás, o reagente ou outro material básico necessário para o funcionamento adequado das aulas."

Fonte: Sinasefe Nacional

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO