Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Rede Federal recebe apoio da comunidade


A quarta-feira, 23, foi marcada pelo diálogo e pela receptividade da comunidade acadêmica ao movimento de luta em Defesa da Rede Federal. Com distribuição de panfletos nos turnos da manhã, tarde e noite, representantes do Sinasefe-IFSul aproveitaram o momento para dialogar com servidores e estudantes sobre a atual conjuntura nacional e sobre os ataques à educação pública.

Durante a distribuição de materiais, a comunidade aproveitou para tirar junto ao Sindicato sobre a proposta de reordenamento dos Institutos – apresentada pelo governo ao CONIF, em abril deste ano –; sobre o funcionamento da Instituição diante do congelado do orçamento público, resultante da aprovação da PEC 95; e sobre os recentes ataques à autonomia de algumas instituições no país.

A preocupação de todos com a conjuntura atual, especialmente no tocante aos Institutos e à educação pública, é visível. Diante do conturbado cenário, a avaliação do movimento foi positiva, especialmente em relação ao apoio da comunidade. Além disso, a expectativa é de aumento na participação da sociedade, que cada dia mais sente os efeitos dos ataques do governo no cotidiano dos institutos.


Preparação para o Dia 07 de Junho

Conforme encaminhamento da última reunião do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Federais - Fonasefe, esta quarta-feira, 23 de maio, foi um momento de preparação para o Dia Nacional de Luta e Paralisação, previsto para 7 de junho. O movimento está sendo chamado como Dia Nacional de Luta pela Valorização do Serviço Público, que terá como foco a revogação da EC/95, que congelou os gastos públicos por 20 anos, comprometendo, desde sua aprovação em 2017, a qualidade dos serviços e, até mesmo, o funcionamento das instituições públicas no país.

De acordo com a decisão de sua última assembleia, o Sinasefe-IFSul realizará, no dia 4 de junho, uma nova assembleia geral, onde o movimento do dia 23/5 será avaliado e a adesão a paralisação das atividades no Dia Nacional de Luta pela Valorização do Serviço Público de 7 de junho será definida pela base. No âmbito dos institutos federais, as mobilizações têm pautado, principalmente, a defesa da Rede Federal de Educação, que tem sido alvo de frequentes tentativas e ataques do governo.



Calendário de Mobilização do Fonasefe:


  • 23 de maio – dia nacional de mobilização com panfletagem e debate para construção do dia Nacional de Luta em 7 de junho;
  • 7 de junho – Dia Nacional de Luta com paralisação, atos públicos nos estados e caravana Brasília – Em defesa dos Serviço Públicos (com foco na revogação da EC/95) e pelo Atendimento da nossa Pauta de Reivindicação dos SPFs.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO