ASSEMBLEIA DISCUTE MOBILIZAÇÃO DA BASE NO DIA 8 DE MARÇO



A assembleia geral do Sinasefe-IFSul, realizada nesta segunda-feira, 5, teve como pauta central a mobilização da categoria no próximo 8 de março, Dia Internacional das Mulheres. A data, lembrada em todo o mundo, foi destaque na 153ª plenária nacional do Sinasefe, realizada na última semana, em Brasília. O Sinasefe Nacional propôs para as bases a construção de um dia de paralisação, no entanto, diante da conjuntura e do pouco tempo para construção de uma efetiva agenda de mobilização para toda a base, a Assembleia Geral deliberou por manter a data como um Dia de Mobilização, com pedido de dispensa das atividades apenas nos horários de atos nos campus.

A diretoria do Sinasefe-IFSul está em contato com todos os representantes de base, para organizar a agenda de mobilizações previstas para o dia 8 de Março. Serão encaminhados, aos diretores e reitor, pedidos de suspensão das atividades acadêmicas e administrativas nos horários de mobilização, visando a ampla participação da comunidade acadêmica. O Sinasefe-IFSul está encaminhando, também, camisetas especialmente confeccionadas para a data, para que as sindicalizadas utilizem durante as mobilizações.


8M em Pelotas

No dia 8 de março, está prevista uma audiência pública, às 9h, na Câmara de Vereadores. Haverá, ainda, a entrega de uma carta de reivindicações para a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, às 11h30. De tarde, ocorre concentração em frente à Prefeitura às 15h, de onde mulheres saem para panfletar nas paradas de ônibus e nas ruas centrais de Pelotas o material informativo preparado para o dia. Às 17h, acontece concentração no largo do Mercado Público, onde também ocorrerá uma performance teatral, com foco na denúncia da violação de direito das mulheres e na violência cotidiana. Às 18h, está marcado um ato público.


8M nas Bases

As servidoras de Sapucaia do Sul, em parceria com o NUGED do campus, estão organizando uma série de atividades sobre o dia 08 de Março. Nos três turnos, haverá exibição de vídeos com relatos pessoais das mulheres do campus e dos “Relógios da Violência”. Ao meio dia será realizado um almoço com roda de conversa, na sede social do campus. A partir das 17h, as servidoras participam da caminhada das Mulheres, em São Leopoldo.
No campus Novo Hamburgo, na quarta-feira, 7, na sala modular 03, serão realizadas duas rodas de conversa, às 9h30 e às 14h, com a médica ativista nas causas da defesa da mulher, Anita Lucas de Oliveira. A atividade está sendo organizada em parceria com o NUGED do campus.


Informes

Nos informes, o coordenador do Sinasefe-IFSul, Ricardo Nogueira, falou sobre sua participação no 1º Seminário de Estratégias de Luta do Sinasefe e na 153ª Plenária Nacional, que ocorreram entre os dias 22 e 25 de fevereiro. O Seminário reafirmou a necessidade de unificar a luta por uma data base para o serviço público e contra todos os ataques à educação e aos direitos dos trabalhadores.
Ricardo destacou, também, a Campanha Nacional 2018 dos Servidores Públicos Federais, que teve a pauta protocolada no dia 19 de fevereiro, junto ao Ministério do Planejamento. Já foram realizadas duas reuniões entre os representantes dos SPFs e do governo, mas ainda não há sinais de avanço nas negociações. A pauta da campanha 2018 dos SPFs está disponível no site do Sinasefe-IFSul: http://www.sinasefeifsul.org.br/files/downloads/pauta-da-campanha-nacional-2018-dos-spf.pdf.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO