8M: DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES É MARCADO PELA LUTA CONTRA A VIOLÊNCIA E CONTRA A RETIRADA DE DIREITOS



O 8 de Março foi marcado por muita mobilização na base do Sinasefe-IFSul. Com atos nas cidades de Jaguarão; Passo Fundo; Pelotas; Sapucaia do Sul e Santana do Livramento, as servidoras estiveram unidas para mostrar que o Dia Internacional das Mulheres é um momento de luta e de reflexão sobre a importante jornada do movimento feminista. Os atos denunciaram os alarmantes índices de agressão e assassinatos de mulheres; diferenças salariais; desigualdade de direitos e, principalmente, as reformas do governo que precarizam, ainda mais, as condições de trabalho e de vida das mulheres brasileiras.

Durante a manhã, uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Pelotas teve como tema “Representatividade Feminina: Mulheres na Política”. No final da manhã, mulheres representantes de entidades sindicais e sociais de Pelotas participaram de uma reunião com a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas. Durante o encontro, o grupo entregou uma carta de reivindicações, com pautas que impactam diretamente a vida das mulheres do município, como saúde e educação. Foi abordada, também a questão da segurança, especialmente o problemático Pacto Pela Paz. As representantes das entidades reforçaram à contrariedade ao projeto original, ressaltando que o mesmo não combate as origens da violência, mas deixa margem para a criminalização da pobreza. A prefeita se colocou à disposição para a realização de um debate sobre o projeto, que deve ser marcado para as próximas semanas.



Ato Público de Pelotas

No início da tarde, houve panfletagem nas paradas de ônibus e nas ruas centrais de Pelotas. O material apresentava dados alarmantes sobre a realidade da mulher no país. Às 17h, teve início a concentração para o ato público, no largo do Mercado Central. Durante a concentração, os docentes da UFPel Maria Falkembach e Daniel Furtado apresentaram a performance “Lama”, abordando a dificuldade ou a incapacidade do diálogo, o preconceito e a discriminação das pessoas por questões de gênero, cor, orientações sexuais, étnicas e outras. A professora do IFSul, Cecília Boanova, apresentou exposição artística denominada “Noemas”, que apresentou uma crítica aos padrões de beleza impostos pela sociedade e os impactos sobre o uso de anticoncepcionais. A atividade contou, ainda, com uma banca de tatuagens.

Após as atividades artísticas, as manifestantes saíram em marcha pelas ruas centrais. Em cartazes, faixas e músicas, as mulheres denunciaram os abusos sofridos quotidianamente, os índices de violência doméstica, social e profissional que a sociedade patriarcal impõe sobre as mulheres.
A base do Sinasefe-IFSul participou de atos, também, nas cidades de Jaguarão, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Santana do Livramento e Sapucaia do Sul.



*Com informações da ADUFPel-SSind

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO