Diretoria do Sinasefe-IFSul tem primeira reunião com reitor do Instituto


Nesta segunda-feira, 9, a diretoria do Sinasefe-IFSul esteve reunida com o Reitor do IFSul, Flávio Nunes. Este foi o primeiro encontro da nova gestão do Sindicato com o reitor. Na pauta, destacaram-se temas latentes para ambas administrações. Questões como a reforma do ensino médio; a manutenção das 30h para todos os técnicos administrativos do Instituto; e RSC dos aposentados destacam-se como temas que unificam as agendas da instituição e do sindicato.


Flávio destacou que, cada um com suas possibilidades de atuação, considera importante para sua gestão buscar aproximação com o Sinasefe para fortalecer a luta pelas diversas bandeiras comuns. Como, por exemplo, estabilidade no serviço público; reforma do ensino médio; cortes orçamentários; e a própria sobrevivência dos IFEs.


A primeira pauta abordada foi a reforma do Ensino Médio, rechaçada tanto pelo Sinasefe como pelo Conif. Para a ampliar a discussão deste tema com a comunidade, foi acordada a realização de um seminário conjunto entre IFSul e Sinasefe-IFSul. O evento terá a presença de especialistas da área da educação e será um importante espaço de diálogo com a comunidade. O seminário tem realização prevista para novembro e será transmitido ao vivo pela página do Sinasefe-IFSul.


A segunda pauta da reunião foi a liberação de servidores para a participação nas reuniões do Sindicato, uma vez que nenhum diretor do Sinasefe-IFSul possui qualquer tipo de liberação das suas atividades para atuação sindical. Diante desta realidade, até mesmo a realização de reuniões de gestão – fundamentais para a organização do Sindicato e da mobilização dos trabalhadores - fica comprometida. O reitor se mostrou solidário com a demanda e solicitou que o Sinasefe informe o nome de todos os diretores para que a reitoria peça mais flexibilidade aos diretores.


30h TAEs e 20h Docente

Uma antiga conquista dos trabalhadores do IFSul, mas que diante dos recentes ataques e pressões por parte do governo volta a ser motivo de preocupação, é a manutenção da jornada de 30 horas semanais para todos os TAEs do IFSul. A preocupação dos trabalhadores foi levada ao reitor, que foi categórico ao afirmar que, de sua parte, irá até as últimas consequências para manter a jornada de 30 horas. Outra questão foi a adoção da jornada também para servidores com Funções Gratificadas. Flávio informou que estava com a minuta pronta para a solicitação do tele-trabalho, que viabilizaria a solicitação, mas o MEC cassou a resolução que dava base para o pedido (IF Paraíba). Atualmente existe uma discussão para contrapor a resolução do MEC, que a reitoria aguarda.


Outra preocupação, apresentada pela gestão do Sindicato, seria o avanço das discussões sobre a possibilidade de criação de cargos para docentes com 20 horas semanais. A unificação dos cargos para docente com dedicação exclusiva ao Instituto foi uma conquista para todos, pois está diretamente relacionada com a qualidade da educação e as condições de trabalho dos servidores. A criação desta nova categoria – independente da justificativa – abriria o precedente para a precarização do trabalho que não se deseja para o IFSul.


Flávio afirmou que a demanda vem dos campus menores, onde alguns docentes estão com carga horária muito baixa - como professores de artes, que chegam a ter apenas 4 horas por semana - e que poderiam enfrentar problemas, inclusive, para a obtenção de progressão. A discussão que está posta é no sentido de em situações especiais, que dependeriam de autorização do CONSUP.


Manoel destacou que, ainda assim, a questão é preocupante, pois é um precedente importante para a precarização, especialmente em longo prazo, com as mudanças de gestão. Ele sugere que se amplie a discussão no CONSUP, no sentido de buscar alternativas mais eficientes, como o envolvimento destes professores em projetos de extensão e planejamento dos cursos, entre outros. Flávio sinalizou que irá apoiar o debate de alternativas no Conselho Superior.


RSC Aposentados e Docente

Mais uma vez, o Sinasefe-IFSul tem buscado dialogar com a administração do Instituto para avançar na situação da RSC para os aposentados do IFSul. Neste sentido, a coordenadora Janete Otte colocou o seu nome à disposição para auxiliar no encaminhamento dos processos de aposentados, uma vez que a situação pouco avançou nos últimos meses.

O reitor informou que esta é uma questão sensível para sua gestão e que, com o objetivo de dar celeridade ao trabalho, um servidor foi deslocado somente para dar apoio à CPPD e CPA. Um dos principais desafios das avaliações continua sendo a formação de bancas, por falta de voluntários. Somente com as bancas montadas, os processos podem ser lançados no sistema e, então, encaminhados judicialmente.


Já em relação ao último lote de RSC docente, que já foi avaliado e calculado, permanece trancado em função dos valores atrasados, que devem ser lançados no sistema como precatórios. O reitor se comprometeu em falar com o servidor designado para dar continuidade ao procedimento, devendo este ser finalizado em breve.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO