Plano de Trabalho das Chapas Homologadas


CHAPA 01
Unir para Resistir
Propostas para a gestão 2017-2019 do SINASEFE – IFSul

A Chapa Unir para Resistir se apresenta para o pleito eleitoral da nossa Seção Sindical como resultado de uma construção coletiva, a partir de uma Plenária Aberta convocada para discutir propostas e participação das sindicalizadas e sindicalizados na gestão.

Parte do princípio de que o SINASEFE é um sindicato que possui grande importância neste momento histórico no qual precisamos resistir frente às novas investidas neoliberais alavancadas pelo golpe jurídico-parlamentar apoiado pela grande mídia. Sua capacidade de unir servidores docentes e técnico-administrativos de todos os campi e da Reitoria do nosso Instituto traduz-se em ferramenta de luta contra o desmonte do Estado e das conquistas sociais.

Para que possamos nos Unir para Resistir, faz-se necessário apontar para uma gestão do SINASEFE – IFSul que invista na participação da base da categoria nas decisões de estratégia e táticas do movimento, para tanto, defendemos as seguintes propostas principais:

- Descentralização das decisões a respeito das formas de mobilização, incluindo greves, paralisações e atos públicos, como forma de incrementar a participação de nosso sindicato nos vários territórios de atuação de nossos campi. As lutas que temos não poderão ser vencidas com nossa ação isolada, mas sim em conjunto com outros sindicatos e movimentos sociais criados pela classe trabalhadora, incluindo os estudantes.

- Descentralização dos recursos doo SINASEFE – IFSul, como forma de garantir a atuação das sindicalizadas e dos sindicalizados nos vários territórios de atuação de nossos campi. Deve-se garantir um mínimo necessário para a organização sindical em cada local, sendo que estes recursos devem ser geridos conforme decisões democráticas tomadas nas localidades.

- Mudança regimental para permitir a descentralização das decisões e dos recursos da Seção Sindical. Essa elaboração deve se basear nas experiências vividas até aqui, verificando acertos e erros cometidos, consolidando nossa estrutura multicampi.

Com relação à administração da Seção Sindical, as principais propostas são:

- Estudo das demandas por trabalhadoras e trabalhadores do SINASEFE, a ser realizado com a participação destes, buscando a criação de rotinas que garantam o bom funcionamento da Seção.

- Discussão a respeito do patrimônio da Seção Sindical, sobretudo quanto aos imóveis.

- Transparência financeira, mediante apresentação de balancetes mensais em, no máximo, 60 dias após o término do mês de referência.

- Aprimorar a comunicação sindical, visando um melhor uso das diferentes mídias para permitir o acesso das sindicalizadas e dos sindicalizados às informações de seu interesse, ultrapassando os limites da grande mídia, além de permitir a discussão de temas mais complexos, como por exemplo, os rumos da educação profissional e tecnológica.

- Criação de coletivos para atuar junto às coordenações previstas no Regimento de nossa Seção. Além disso, promoção de eventos para formação sindical, discussão sobre políticas públicas, além de lazer atrelado à cultura e esporte.

Componentes:
UNIR PARA RESISTIR

Francisco Carlos G. Brongar
Janete Otte
Maria de Fatima S. Medeiros
Luciana Neves Loponte
Manoel Jose Porto Junior
Nadia Peters Rodrigues
Daniel Vieira Essinger
Rosimeri Alves Vitoria
Bruno Silva Do Nascimento
Daniela Da Rosa Curcio
Gilberto Pedroso
Jose Ricardo Vieira Nogueira
Lucia Brigido Gouvea
Marlise Sozio Vitcel
Roberto Rodrigues Viera Junior
Jussara Maria da Silva Pereira



CHAPA 02
Chapa RENOVA SINASEFE

Atravessamos um momento particularmente desfavorável quanto a direitos e garantias dos trabalhadores. Estas ameaças, na forma de reformas e outros mecanismos, atingem a todos servidores públicos e de forma mais abrangente a sociedade como um todo.

O SINASEFE, a exemplo de outros sindicatos, tem procurado estar presente no embate travado para barrar esse retrocesso promovido por forças políticas conservadoras.

Esta luta deve continuar buscando-se sempre formas novas, mais eficientes, de promove-la. Isto passa a exigir um sindicalismo competente, renovado em sua prática e apto a tirar dos recursos humanos e materiais que dispõe, de mãos dadas com suas bases, o máximo possível de avanços.

Propugnamos por um Sindicalismo de RESPONSABILIDADE E COMPROMISSO.

Trazemos como bandeiras, além da LUTA imprescindível no trabalho sindical, também a UNIDADE e a ORGANIZAÇÂO.

A UNIDADE impõe-se para nos contrapormos ao aprofundamento de divisões internas recorrentes, que desestabilizam a unidade de nossa luta.

A ORGANIZAÇÃO deve se dar no plano estratégico mas também na exigência de gerir com responsabilidade e transparência os recursos financeiros e materiais do sindicato originados pelas contribuições dos filiados.

- COMPROMISSO ACIMA DE TUDO COM A EDUCAÇÃO, PÚBLICA E GRATUITA, OBJETIVO PRINCIPAL DE NOSSAS ATIVIDADES.

- COMPROMISSO COM UMA GESTÃO MULTICAMPI DE APOIO AO CONSELHO DE REPRESENTANTES.

- COMPROMISSO COM A RENOVAÇÃO DOS QUADROS DO SINDICATO.

- COMPROMISSO COM OS FILIADOS EM TODAS AS INSTÂNCIAS.

- COMPROMISSO COM A SOCIEDADE.

- COMPROMISSO COM OS ALUNOS QUE SÃO O OBJETIVO DA EDUCAÇÃO.

- COMPROMISSO COM A CATEGORIA DE DOCENTES E TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DENTRO DA ESPECIFICIDADE DE CADA UMA.

- COMPROMISSO COM OS TRABALHADORES.

- COMPROMISSO COM OS APOSENTADOS.

- COMPROMISSO COM AS CAUSAS SOCIAIS E DE DIREITOS DAS MULHERES, NEGROS E MINORIAS.

- COMPROMISSO COM UMA GESTÃO IDONEA E RESPONSÁVEL COM OS RECURSOS FINANCEIROS DO SINDICATO COM TRANSPARÊNCIA DOS GASTOS.
OBSERVAÇÃO:

A chapa RENOVA SINASEFE incluiu em sua inscrição a nominata das funções

Ação: Daniel Souza Cardoso, Rogério Boldt Fonseca, Rogério Coelho Guimarães

Organização:  Ranieri Martins Ilha, Daniel Gouvea Vieira, José De Barros Correia Filho

Assuntos Sindicais:  Gizele Costa Da Silva

Assuntos Educacionais: Idilio Manoel Brea Victoria

Cultura e Lazer:  Luci Carneiro Marques

Aposentados: Maria Luisa Martins Fernandes da Ponte

Suplentes: Giancarlo Bacchieri ,Luiz Wagner Moreira, Lucio Almeida Hecktheuer ,Isabel Cristina De Carvalho Fonseca




Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO