15 de Março: trabalhadores de todo o Brasil pararam contra a Reforma da Previdência


​Em praticamente todas as capitais do País trabalhadores paralisaram suas atividades, bloquearam avenidas e fizeram atos em diversas regiões nesta quarta-feira, 15. O clima foi de indignação, com o apoio da população a essas lutas. O Dia Nacional de Paralisações contou com a adesão de categorias do setor de transporte, metalúrgicos, servidores públicos das três esferas, trabalhadores dos Correios e da alimentação, operários da construção civil, químicos, bancários, setor da educação no ensino médio em greve em diversos estados, portuários, petroleiros, assim como diversos movimentos sociais.

Este Dia Nacional de Paralisações e Mobilizações confirmou a insatisfação da classe trabalhadora brasileira com as reformas da Previdência e trabalhista que pretendem retirar direitos históricos e impedir o usufruto da aposentadoria pelos trabalhadores. Em São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ), mais de 100 mil pessoas participaram. Em Belo Horizonte (MG) foram 60 mil, e, em Curitiba (PR), 50mil.


Mobilização em Pelotas

Trabalhadores e trabalhadoras de todo o país uniram forças para a construção da primeira Greve Geral de 2017. Com as palavras de  ordem “ou param as reformas ou paramos o Brasil”, os manifestantes cobraram o arquivamento imediato da PEC 287/16, que institui a Contrarreforma da Previdência. Além de rechaçar as Reformas do Ensino Médio e Trabalhista.

Em Pelotas, a Frente em Defesa do Serviço Público, das Conquistas Sociais e Trabalhistas, da qual faz parte o Sinasefe-IFSul, realizou atividades durante todo o dia. Conforme aprovado em Assembleia Geral, realizada no dia 22 de fevereiro, a base do Sinasefe-IFSul paralisou as atividades no instituto durante todo o dia para participar da mobilização. Durante a manhã e início da tarde, em uma tenda montada no centro da cidade, representantes de entidades sindicais e sociais conversaram com a população e distribuíram materiais explicando a contrarreforma.  No final da tarde, o ato unificado partiu do calçadão, percorrendo algumas das ruas centrais de Pelotas. Milhares de manifestantes gritaram contra a destruição da previdência, afirmando que não irão aceitar trabalhar até morrer. Diversos segmentos de trabalhadores, além da juventude, reuniram-se, dialogando também com a população para alertar sobre os riscos da PEC 287. Foi o maior ato dos últimos meses na cidade.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO