146ª PLENA avalia conjuntura e reafirma importância da mobilização


Avaliação coletiva da conjuntura nacional foi o destaque nos debates da 146ª PLENA na quarta-feira, 30. A atividade foi realizada no Hotel Nacional em Brasília-DF nos dias 30/11 e 1/12. Este foi o primeiro fórum da Greve 2016, a plenária teve a participação de 33 Seções Sindicais do SINASEFE, representadas por 52 delegados e 27 observadores.

Conjuntura
A mesa de conjuntura da Plenária Nacional teve a participação de integrantes do movimento estudantil, popular e sindical. Gustavo Serafim da Ocupação da UnB e Luiz Paulo da Fenet, representaram os estudantes. Victor Guimarães falou pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). Pelas centrais sindicais, Antônio Carlos Victorio (Jacaré) representou a Intersindical e David Lobão a CSP-Conlutas. Julio Mangini fez a intervenção pelo Comando Nacional de Greve do SINASEFE (CNG). 
Gustavo problematizou o afastamento do movimento sindical das lutas de rua e necessidade de estratégias radicalizadas diante da votação da PEC nesta terça-feira (29/11). Luiz Paulo saudou a mobilização dos estudantes em toda a Rede Federal e a combatividade dos lutadores diante da repressão da PMDF. 
Para Victor Guimarães, do MTST, dois desafios estão colocados como urgentes: organizar os diversos setores da esquerda e fazer com que as pessoas que questionam Temer sintam-se representadas pelo movimento dos trabalhadores. “A esquerda não pode mais ficar fora do jogo, que hoje está dominado pela direita representada por Moro, Bolsonaro e companhia”, lembrou Victor.
O representante da Intersindical, conhecido como Jacaré, chamou atenção para os exemplos da barbárie do capital dos últimos meses e importância de “perder as ilusões no Estado e na democracia burguesa”. “Ainda estamos longe de ter forças para assustar os senadores e o estado como gostaríamos”, destacou o militante.
Lembrando os esforços da CSP-Conlutas para a construção da Greve Geral e pela derrubada da PEC55, David Lobão reafirmou a importância da unidade. “O cenário é difícil, mas não devemos entender a perda de uma batalha como a derrota de uma guerra”, afirmou Lobão.
Finalizando as apresentações da mesa, Julio Mangini, do CNG, afirmou que o movimento de construção da greve em 2016 se deu pelas pelas bases “A mobilização dos estudantes foi fundamental para alavancar o movimento paredista na Rede Federal”, lembrou Mangini.

Informe Jurídico
Os debates da quinta-feira, 01, iniciaram com o informe da Assessoria Jurídica Nacional do SINASEFE. O advogado Valmir Andrade explicou que a AJN está atenta aos possíveis cortes de ponto e entende que a negociação política com os gestores deve ser a prioridade, já que a greve é um movimento político. "Em casos específicos onde não exista possibilidade de negociação com gestores, a AJN vai disponibilizar mandato para entrada na justiça local, não prejudicando assim quem conseguir segurar o corte", explicou Valmir.

Calendário
A PLENA indicou a realização de atos nos estados na votação em segundo turno da PEC 55. Ainda assim, o SINASEFE vai participar da construção coletiva do enfrentamento à aprovação da proposta junto às outras entidades. Existe possibilidade da votação acontecer a partir do dia 07/12, com prazo de 13/12 de teto.

Reunião com entidades da educação
A repressão policial enfrentada pelos lutadores na manifestação de 29/11 foi pautada na reunião com as entidades que organizaram a marcha. Propostas de elaboração de uma carta dos movimentos e entidades envolvidos, a organização de uma plenária contra a repressão e conversa com o governador do DF foram discutidas inicialmente neste espaço. O SINASEFE participou da reunião com membros do CNG e da Direção Nacional.

Reunião com CONIF
Integrantes da DN que participaram da reunião com o CONIF nesta quinta (01/12) apresentaram breve informe na Plenária. Durante o encontro o SINASEFE tratou das ameaças de corte de ponto e o colegiado de reitores sinalizou apoio às reivindicações do movimento paredista. No entanto, foi colocada pelos dirigentes da Rede a possibilidade de emissão, por parte da AGU de um parecer de força executória. Este documento obrigaria os gestores a cortar o ponto, a partir daí foi colocada a impossibilidade de não cumprir a determinação. Em breve será publicado relato completo da reunião.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO