Sinasefe-IFSul realiza visitas aos campus Bagé, Passo Fundo e Santana do Livramento

Em sua segunda semana de Greve, o Sinasefe-IFSul realizou uma nova rodada de visitas aos campus que compõe a base do Sindicato. Entre os dias 9 e 11 de novembro, representantes da direção cumpriram agenda nas cidades de Bagé, Passo Fundo e Santana do Livramento. Este é um importante momento de aproximação do Sindicato com a base e também de construção do movimento de Greve, iniciado no dia 31 de outubro.

Na quarta-feira, 9, representantes do Sindicato estiveram no campus Bagé, um dos três campus do instituto que ainda está ocupado por estudantes, que protestam contra  a PEC 55 (241), contra a reforma do Ensino Médio e contra o Projeto Escola Sem partido. O sindicato realizou uma visita pelas dependências do campus e depois uma roda de conversa com a presença de servidores e de estudantes.
A reunião foi aberta com o relato do Representante de Base do Sinasefe-IFSul no campus, Nei Fonseca, que na última semana representou o Sindicato na 145ª Plena do Sinasefe Nacional. Ele apresentou os informes da Plenária, que aprovou a deflagração da Greve Nacional do Sindicato, o Fundo de Greve e a pauta de mobilização da Greve 2016.  Maria Lúcia Monteiro, coordenadora de ação do Sindicato, fez uma análise de conjuntura focando na real situação da educação do Brasil. Ela alertou sobre a iminência da votação da PEC55 e salientou a importância da participação dos servidores na luta contra os ataques do governo.

Na quinta-feira, 10, o grupo seguiu para Santana do Livramento, onde foram realizadas reuniões com os representantes de base do Sindicato e com os servidores. Na reunião com os servidores foi discutida a conjuntura no instituto e no âmbito nacional. O campus, que ainda não está consolidado, vive um clima de bastante preocupação com o avanço de medidas como a PEC 55, que congela os gastos públicos por 20 anos e precariza ainda mais a educação. O grupo discutiu, ainda, a participação dos servidores na agenda de luta do Sindicato. Foi acordada a paralisação e mobilização no campus durante a sexta-feira, 11, Dia Nacional de Luta de nosso Sindicato. Depois da reunião, servidores e coordenadores do Sindicato realizaram uma confraternização no campus.

Passo Fundo: Na quinta-feira, 10, representantes do Sinasefe-IFSul realizaram a primeira visita do sindicato ao campus Passo Fundo. A atividade foi solicitada pelos servidores, que buscavam apoio para a organização classista no campus e para a mobilização dos servidores para o Dia Nacional de Luta desta sexta-feira, 11. Na reunião de quinta-feira, os servidores participaram em peso da reunião de apresentação do Sindicato, que culminou em um grande número de novas filiações.

Os servidores discutiram também a conjuntura nacional, estrutura sindical da seção e nacional, Greve 2016 e alternativas para barrar o avanço de medidas que precarizam, ainda mais, a educação e o serviço público no país, como PEC 55, MP do Ensino Médio e projeto Escola Sem Partido. Os servidores organizaram para sexta-feira, 11, uma roda de conversa, no campus, sobre a PEC 55 e seus impactos para a educação.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO