Segunda semana de Greve inicia com reuniões e organização do movimento


A segunda semana da Greve 2016 do Sinasefe-IFSul iniciou com uma série de reuniões de esclarecimento com servidores dos campus Jaguarão, Pelotas e Visconde da Graça. Foram abordados temas como Comandos de Greve locais, construção do movimento unificado nos campus e direito de Greve dos servidores substitutos e em estágio probatório.

Durante a manhã, representantes da diretoria do Sinasefe-IFSul participaram de uma reunião com membros do Comando de Greve do Campus Jaguarão. Foram discutidos questões sobre o funcionamento do comando local e esclarecidas dúvidas sobre os pedidos de essencialidade, que devem levar em consideração sempre a realidade do campus e respeitar a autonomia do comando. Os representantes do campus solicitaram, ainda, a produção de alguns materiais de mobilização e de divulgação do movimento, especialmente identificando o movimento como do IFSul, uma vez que o campus Jaguarão ainda funciona dentro do prédio da Unipampa.


Também durante a manhã, representantes da diretoria do Sindicato estiveram reunidos com os servidores do campus Visconde da Graça. A reunião teve um quórum bastante significativo e foi um importante momento de discussão e de aproximação do Sindicato com os servidores do CAVG. Foram debatidos temas como unificação do movimento de Greve do IFSul, suspensão do calendário acadêmico do campus e necessidade de união e do fortalecimento da mobilização dos trabalhadores para barrar os ataques do governo.

Durante a tarde, os servidores substitutos e em estágio probatório participaram de uma reunião com a Assessoria Jurídica do Sindicato, no campus Pelotas. O objetivo do encontro foi esclarecer os servidores mais novos sobre o Direito de Greve e sobre o assédio moral contra servidores nestas situações. O advogado do Sindicato, Rubens Vellinho, ressaltou que a Greve é um movimento de categoria que é direito de todos, sendo injustificável qualquer forma de assédio por parte dos gestores.
O Sinasefe-IFSul salienta que, em função de algumas denúncias de assédio contra servidores em Greve, o Sindicato divulgou, na última semana, um parecer jurídico sobre o Direito de Greve dos Servidores Substitutos e em Estágio Probatório. A nota pode ser lida na íntegra no link: https://www.scribd.com/document/329794460/parecer-professores-substitutos-e-esta-gio-probato-rio

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO