Greve: eixos, calendário e comando são debatidos na 145ª PLENA


O segundo dia  da 145ª PLENA, em Brasília-DF, foi dedicado a discussão dos eixos da greve nacional do SINASEFE e itens como calendário e fundo de greve. Com o caráter de denúncia política, a pauta tem nove eixos: Contra a PEC 241 (PEC 55), que os ricos paguem pela crise!; Contra a MP 746, nenhuma reforma sem a participação de educadores e estudantes! Contra o PL 257, agora PLC 54; Contra a reforma trabalhista; Contra a reforma da previdência; Contra os projetos de Escola Sem Partido; Contra todas as terceirizações; Pela auditoria cidadã da dívida com a participação popular e pelo cumprimento dos acordos de greves anteriores. O movimento paredista tem deflagração prevista para 11 de novembro, sexta-feira, por tempo indeterminado.

Comando de Greve
O entendimento da 145ª PLENA foi de constituir, além do Comando Nacional de Greve (CNG), um Comando Nacional de Greve Unificado (CNGU), composto pelo SINASEFE, Fasubra, estudantes e Comandos de Greve Unificados nos estados, com o objetivo de reunir lutadores da esfera federal, estadual e municipal. Além de convidar os estudantes, que já ocupam milhares de escolas pelo país, a orientação é chamar a Fasubra, que deflagrou greve em 24/10, o Andes, que já debate a greve nas bases, e os profissionais da educação dos estados e dos municípios.

O procedimento para composição do CNG é igual ao de greves anteriores. A Seção Sindical escolhe seu representante e formaliza a indicação enviando ao CNG e Direção Nacional (DN): nome, contatos e período de participação. Cada Seção em greve tem direito a um representante com voz, voto e custeio de hospedagem e alimentação pela DN. Os detalhes serão definidos na aprovação do regimento interno do colegiado.

Além deste "membro nato" a Seção poderá indicar e custear observadores, respeitando sempre o limite que o CNG estabelecer para composição do colegiado. Em greves anteriores o número de 20 representantes foi estabelecido como limite devido a lotação da residência do SINASEFE em Brasília-DF. O CNG tem previsão de instalação já na sexta-feira (11/11), data de deflagração da greve.

Calendário
Além das atividades organizadas localmente, definidas pelos Comandos Unificados Estaduais e Locais, o SINASEFE aprovou o seguinte calendário nacional:
  • 11 e 25 de novembro – mobilizações, paralisações, atividades de rua, protestos e etc. Objetivo é denunciar os ataques em curso, em especial a PEC 55 (antiga 241). Também existe o chamado das Centrais Sindicais para mobilizações nestas datas, o SINASEFE aprovou mobilizar nos dois dias.
  • 28 e/ou 29 de novembro – caravana da educação em Brasília-DF. Acompanhando a votação em 1º turno da PEC 55 no Senado, esta mobilização pretende denunciar, com ampla participação de estudantes e trabalhadores, os prejuízos trazidos à educação pela PEC 55 e MP 746, da Reforma do Ensino Médio.


Fundo de Greve
O pagamento do fundo de greve (que é a destinação do valor total de uma consignação mensal da Seção Sindical filiada para a greve), ficou definido em no máximo duas parcelas. Todas as Seções Sindicais filiadas, independente de fazer greve ou não, devem contribuir com o Fundo. Os prazos para o pagamento são: 1ª parcela até dia 20/11/2016 (efetuando depósito bancário para o SINASEFE) e 2ª parcela até a consignação de dezembro. Informações detalhadas sobre os valores estão em apuração pela tesouraria e serão divulgadas nos próximos dias.

Greves em curso
É importante relembrar que a deliberação aprovada durante a 145ª PLENA não interfere nas greves locais que já estão em curso, que receberam total apoio do fórum. A decisão apenas indica uma data para deflagração simultânea do movimento paredista nas Seções Sindicais que ainda não paralisaram.

Moções e demais itens da pauta
Além do debate da greve, os participantes também debateram: pareceres da Comissão de Apuração Prévia (CAP), recurso apresentado pelo Sindscope sobre a 144ª Plena (referente à Comissão de Ética instalada), a representação do SINASEFE no Conselho Permanente de Reconhecimento de Saberes e Competências (CPRSC) e as moções. Foram apresentadas moções pelos sindicalizados do IFBA (clique para ler no site da Seção), IFAC e IFBaiano. Por causa do avançado da hora, o item de Plano de Execução Financeira não foi debatido. 

Fonte: Sinasefe Nacional

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO