Dia Nacional de Luta pelo Fim da Violência Contra a Mulher termina com ato no INSS



O Dia Nacional de Lutas, Greves, Paralisações e Protestos, convocado pelas centrais sindicais, lotou as ruas das principais cidades do país, nesta sexta-feira, 25. Em Pelotas, a mobilização teve como pauta central a luta das mulheres contra a retirada de direitos e o fim da violência contra a mulher. A atividade foi organizada pela Frente Pelotense em Defesa dos Serviços Públicos, das Conquistas Sociais e Trabalhistas.

A concentração para o ato iniciou às 8h, no Largo do Mercado Público de Pelotas. Por volta das 10h30, os manifestantes saíram em marcha com faixas, cartazes e entoando canções de luta. A caminhada foi encerrada no prédio do INSS, onde foi realizada uma breve ocupação do prédio, com o objetivo de dialogar com os trabalhadores e população que aguardava atendimento.

No interior do prédio, foram feitas algumas falas explicando os motivos da mobilização e esclarecendo que o objetivo do ato não era prejudicar o atendimento no local. Representantes do Movimento Estudantil e do Levante Popular da Juventude puxaram canções de luta em defesa dos direitos das mulheres e contra os ataques do governo. A ocupação durou poucos minutos, tendo que ser encerrada em função das ameaças da polícia, que bloqueou o acesso ao prédio.

Após a desocupação, os manifestantes mantiveram-se reunidos em frente ao prédio. Foram realizadas, então, falas das representantes dos movimentos sociais e sindicais que organizaram a atividade. A escolha do INSS para a realização do ato se deu em função dos ataques que estão sendo articulados contra a previdência social, que atingirão principalmente as mulheres.

Truculência Policial: Após a ocupação do prédio do INSS, policiais militares chegaram ao local e ordenaram o bloqueio das portas, sob a orientação de representante do local. Manifestantes e jornalistas foram impedidos de deixar o local e a polícia informou que só liberaria o acesso após o encerramento do ato. Após muita negociação, os manifestantes decidiram encerrar a ocupação, para que a polícia liberasse o funcionamento do prédio. Durante este período, até mesmo pessoas que tentavam entrar no prédio para atendimento foram barradas pela polícia. 

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO