Assembleia Geral avalia o movimento de Greve e organiza atividades do dia 11/11


A Assembleia Geral do Sinasefe-IFSul, realizada nesta terça-feira, 7, na sede da ASUFPel Sindicato, foi um importante momento de avaliação do movimento paredista, iniciado na última segunda-feira, 31. Foi, também, importante para a organização das atividades de mobilização da Greve 2016, especialmente no dia 11 de novembro, Dia Nacional de Mobilização das organizações estudantis, sindicais e sociais contra os ataques do governo, especialmente a PEC 55, antiga PEC 241, que tramita no Senado Federal.
A assembleia abordou, ainda, informes sobre a 145ª Plena do Sinasefe, realizada nos dias 5 e 6 de novembro, participação no Comando Nacional de Greve e Fundo de Greve. Participaram da Assembleia, além de servidores de diversos campus do IFSul, representantes do movimento Ocupa IFSul. Os estudantes deram informes sobre a manutenção do movimento após a desocupação da reitoria e apresentaram esclarecimentos sobre acusações contra o movimento, durante a ocupação do prédio da reitoria, entre os dias 31/10 e 06/11.

#OcupaIFSul
Representantes do Movimento Ocupa IFSul pediram espaço, durante a assembleia, para apresentar a versão do movimento sobre as acusações de depredação do patrimônio e de ameaças ao reitor, Marcelo Bender. Sobre a utilização do espaço durante a ocupação, os estudantes afirmam que foram utilizadas unicamente as dependências necessárias para abrigar o grupo e para o desenvolvimentos da agenda de atividades de mobilização. Os alunos afirmaram, ainda, que durante todo o período de ocupação, tanto do campus Pelotas como da reitoria, o movimento esteve aberto ao diálogo e que, na segunda-feira, 7, quando a gestão afirma ter efetivamente tentado contato no prédio da reitoria, este já havia sido desocupado pelos estudantes.
Sobre as acusações contra o movimento, os estudantes defendem que ”Não houve depredação, houveram intervenções artísticas como cartazes, faixas e o ato simbólico envolvendo o boneco que, ao contrário do que as pessoas sugerem nas redes sociais, não representa uma pessoa, muito menos o reitor do instituto, ele representa a educação pública, que está sendo assassinada pelos projetos do atual governo” afirmou uma das líderes do movimento. Ela completou, “fazer uma assembleia cheia é muito fácil, organizar uma panfletagem na rua, no sol, não tem sido tão fácil, mas as crianças estão fazendo isso, queremos agora o apoio daqueles que estão nos criticando, sem conhecer realmente as ações do movimento”.

145ª Plena e Fundo de Greve
Os delegados do Sinasefe-IFSul na 145ª Plena, Daiani Luche e Nei Fonseca, apresentaram para os servidores os informes sobre Plenária realizada entre os dias 5 e 6 de novembro, em Brasília, que aprovou a deflagração da Greve Nacional do Sindicato. Segundo os delegados, mesmo após as tentativas do governo de enfraquecer o movimento sindical, através da ameaça de corte de ponto de servidores grevistas, a base do Sinasefe demonstrou-se resistente a aprovou a deflagração da Greve Nacional.
Durante a 145ª Plenária foi aprovado o Fundo de Greve, que é a destinação do valor total de uma consignação mensal da Seção Sindical filiada para a greve. Todas as Seções Sindicais filiadas, independente de fazer greve ou não, devem contribuir com o Fundo. Os prazos para o pagamento são: 1ª parcela até dia 20/11/2016 e 2ª parcela até a consignação de dezembro. A assembleia do Sinasefe-IFSul referendou a deliberação da plenária nacional e informou aos sindicalizados que, com isso, as mensalidades de novembro e dezembro serão de 1,5%.

11 de Novembro
A organização das atividades do Dia Nacional de Luta contra os ataques do governo e contra a retirada de direitos foi o último ponto de pauta da assembleia. A plenária avaliou como fundamental uma participação efetiva dos servidores do IFSul para fortalecer e unificar o movimento paredista.
Após diversas propostas, foi definido que o Sinasefe-IFSul iniciará sua mobilização às 7h30, em frente ao campus Pelotas com uma Mateada e Panfletagem. Às 10h os servidores seguirão, em caminhada, para o largo do Mercado Público, onde se reunião com as outras entidades para um ato unificado. Ao meio dia está prevista uma caminhada dos trabalhadores, pelo centro da cidade.
O Sinasefe-IFSul terá representação, também, na Audiência Pública “Os impactos da MP 746 e da PEC 241 para os Institutos Federais de Educação no RS”, que será realizada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, às 15h.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO