#11deNovembro: Greve unificada com estudantes mobiliza servidores do IFSul em todo o estado


A sexta-feira, 11 de novembro, foi Dia de Greve Geral Unificada em todo o país. Trabalhadores, estudantes e sociedade tomaram as ruas, pararam bancos, ônibus e o comércio em diversas localidades. A luta contra a PEC 55, ou PEC do Fim do Mundo,  unificou e tem tomado as ruas, demonstrando ao governo que haverá resistência contra os ataques e as sucessivas tentativas de retirada de direitos.
Em Pelotas, as atividades do Sinasefe-IFSul iniciaram às 7h30, em frente ao campus Pelotas, onde foi feita uma blitz com mateada e distribuição de materiais para servidores e população sobre os impactos dos ataques. Os servidores lotaram a frente do campus, com faixas e bandeiras desmascarando os ataques que estão sendo arquitetados contra a classe trabalhadora. Os manifestantes conseguiram, ainda, parar o trânsito local por alguns instantes, para a distribuição de informativos sobre a mobilização.

Por volta das 10h servidores e estudantes foram em marcha, com faixas e bandeiras, até o largo do Mercado Público de Pelotas, onde participaram da concentração para o Ato Unificado das entidades locais. Por aproximadamente duas horas, representantes do movimento sindical, estudantil, político e de instituições subiram ao carro de som para falar com a população sobre o desmonte do estado e da sociedade brasileira que estão sendo conduzidos por uma aliança do legislativo e do executivo.
Após as falas, os manifestantes marcharam pelas ruas centrais da cidade e foram, aos poucos, fechando o comércio local enquanto entoavam “fecha, a grade contra a PEC da maldade”. O objetivo foi o de conversar com os trabalhadores sobre as consequências da proposta. Diversos materiais informativos foram distribuídos no percurso.  

Mobilização nas Bases: Os sindicalizados do Sinasefe-IFSul participaram e auxiliaram na organização dos atos em diversas cidades do estado. Foram realizadas marchas e/ou aulas públicas nas cidades de Bagé, Camaquã, Porto Alegre, Santana do Livramento e Venâncio Aires. No IFSul de Passo Fundo, foi realizada um roda de conversa sobre o impacto da PEC 55. Após a atividade, representantes do Sinasefe-IFSul que visitavam o campus participaram de uma caminhada dos trabalhadores pelo centro da cidade.

Audiência Pública em Porto Alegre: No dia de paralisação geral que mobilizou classes de educação, segurança pública, transporte em todo o país, uma audiência pública convocada por deputados Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul lotou o auditório Dante Barone com professores, estudantes, movimentos sociais e deputados estaduais e federais do Estado, para discutir os efeitos da PEC 241 – agora 55, no Senado, a PEC do teto de gastos – e da MP 746 – que propõe a reforma do ensino médio em todo o país. O Sinasefe-IFSul levou um ônibus com servidores e estudantes para audiência pública. Fizeram parte da mesa o reitor do IFSul, Marcelo Bender, e a representante do movimento #OcupaIFSul, Manu Schonhofen, que emocionou e foi aplaudida de pé pela plenária com a fala:

"Essa PEC afeta as crianças, os jovens, as futuras gerações que terão de contar com um serviço público ainda mais precário. Como uma reforma do Ensino Médio? O nome disso é sucateamento da educação pública. A crise educacional no Brasil não é uma crise, é um projeto. Como se isso não bastasse, temos um PL 867, que visa exterminar o pensamento crítico. Isso é inadmissível, intolerável, nós somos o futuro desse país”, afirmou Manu. “Contamos ainda com um presidente que, além de golpista, desmoraliza a juventude e diz que ela nem sabe porque está lutando. Nós sabemos o porquê de estarmos aqui, ele que não sabe o que é voto. A gente conta também com uma mídia manipuladora e que não sabe praticar o jornalismo independente. Um MEC (Ministério da Educação) autoritário que pede sem nenhum motivo cabível a identificação dos alunos ocupantes. Um MEC que esquece de apontar os Institutos Federais no ranking do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Um Congresso que permite essa afronta. Consertar o Brasil, senhores deputados, é tirar os direitos de quem não tem? Quem somos nós afinal? Aqueles que nos chamam de manipulados, quando a gente decide começar a participação na vida política, são os mesmos que dizem que jovem é emancipado, que jovem sabe o que faz quando o interesse é a redução da maioridade penal. Se decidam. E volto a afirmar, educação não é gasto, educação é investimento. Eu, como estudante secundarista, com orgulho participante da primavera estudantil, da primavera secundaristas, digo para vocês: isso é só o começo”.

Após a audiência, o grupo do Sinasefe-IFSul participou de um ato que iniciou na esquina democrática e percorreu o centro da capital. A atividade foi pacífica e baseada na distribuição de materiais informativos sobre os ataques do governo e em uma caminhada com cartazes e faixas. Ainda assim, o ato foi marcado pela forte repressão policial que, mesmo após o encerramento das atividades, continuou bombas de gás para dispersar os manifestantes que permaneciam na região central.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO