#5deOutubro Dia de Luta pela Frente Nacional Escola Sem Mordaça


Dando continuidade a uma intensa agenda de mobilizações, que tem acompanhado as deliberações das Plenárias do Sinasefe Nacional e das reuniões do Fonasef, no dia 05 de outubro o Sinasefe-IFSul mobilizou novamente os trabalhadores, tendo como pauta central a defesa da Frente Nacional Escola Sem Mordaça, que constrói nacionalmente a oposição ao projeto de lei arbitrário e inconstitucional “Escola Sem Partido”.

Neste dia, o Sinasefe Nacional esteve organizando, também, paralisações e lutas com foco na defesa dos serviços públicos e o combate à PEC 241/2016. Que avança rapidamente no legislativo e ameaça toda a sociedade brasileira com um congelamento de 20 anos no orçamento, incluindo pastas como saúde, educação e assistência social. O dia de luta foi aprovado em assembleia geral do Sinasefe-IFSul, realizada no dia 26 de setembro, na sede do Sindicato.

Em Pelotas, foram realizadas atividades nos três turnos, durante os intervalos das aulas da manhã e da noite foram entregues materiais explicativos sobre os projetos Escola Sem Partido, PEC 241 e PL 257. Os coordenadores do Sinasefe dialogaram com os estudantes e tiraram dúvidas sobre as ameaças que estes projetos representam para toda a sociedade. Durante a tarde, no saguão do campus Pelotas, foi realizada uma aula pública com o cientista político Renato Della Vechia. Ele contextualizou o desmonte do estado brasileiro e a emergência destes ataques que representam, na verdade, a ruptura de um projeto de estado e o início de um novo ciclo bastante difícil, especialmente para a classe trabalhadora.

Em Camaquã, os estudantes foram convidados para realizarem suas aulas na rua. Durante a manhã, foram produzidos cartazes e faixas com palavras de ordem contra os ataques à educação. Nos turnos da tarde e da noite foram realizadas aulas públicas sobre os ataques à educação e a sociedade brasileira. A atividade contou com a presença do coordenador de organização do Sinasefe-IFSul, Osni Rodrigues, que falou especificamente sobre as ameaças por trás da PEC 241.

Em Sapucaia do Sul, foram realizadas atividades nos três turnos, envolvendo servidores e comunidade. Durante a manhã, estudantes e servidores produziram materiais de mobilização e promoveram o Sarau intitulado: “Enterro simbólico da educação brasileira”. Durante a tarde, foi realizada uma assembleia dos servidores para discutir a PEC 241, a PL257, a MP da Reforma do Ensino Médio e as estratégias de mobilização da categorias contra estes projetos. Às 19h foi realizada uma nova assembleia, com a presença da comunidade, que discutiu novamente os projetos e esclareceu dúvidas de estudantes e pais.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO