Assembleia Geral aprova paralisação dia 13/9 e alterações no regimento da seção

A assembleia geral realizada no último sábado, 3, aprovou, com apenas um voto contrário, a adesão da seção sindical à paralisação nacional do dia 13 de setembro, convocado pelas centrais sindicais. A assembleia reuniu representantes dos campus Pelotas, Pelotas Visconde da Graça, Bagé, Camaquã, Jaguarão, Lajeado, Santana do Livramento, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Venâncio Aires e Reitoria.

A assembleia aprovou, também, a atualização do regimento da Seção Sindical, que vinha sendo discutida nas bases desde o final de 2015. A proposta de atualização do regimento, elaborada a partir de discussões do Conselho de Representantes de Base, foi apresentada para a plenária, que discutiu pontos mais sensíveis como organização das assembleias gerais.

Para a realização de Assembleia Geral, foram apresentadas duas propostas: Assembleia Geral particionada, onde cada campus poderia fazer a sua própria sessão de AG  e o resultado seria o computo dos votos e Assembleia Geral com suporte de reuniões locais, que avaliariam o resultado da Assembleia de acordo com a realidade do campus. Após uma ampla discussão, a plenária definiu que a assembleia geral deve continuar a instância máxima de deliberação do Sindicato, não podendo, assim, ser particionada ou posteriormente avaliada em reuniões menores.

Outros itens como composição e funções do Conselho de Representantes de Base e composição da diretoria da Seção também foram atualizados. O novo Regimento do Sinasefe-IFSul segue agora para análise jurídica e depois será registrado e divulgado para leitura. 

Dia Nacional de paralisação

 No próximo dia 13 de setembro, terça-feira, os trabalhadores da educação irão se juntar ao Dia Nacional de Paralisação da classe trabalhadora por todo o país, dando sequência à mobilização convocada pelas principais Centrais Sindicais do Brasil no dia 16 de agosto.

Coordenadores e Conselheiros de Base do Sinasefe-IFSul estão trabalhando na construção de uma agenda de mobilização para o dia 13/09. O objetivo é promover atividades que, além de unir os sindicalizados para a luta, aproximem a comunidade acadêmica com um amplo diálogo sobre os ataques que nos estão sendo impostos. Além dos direitos dos trabalhadores, os projetos que tramitam no legislativo - como PEC 241 que congela o orçamento por 20 anos - atacam também a saúde, a educação e os direitos sociais.  

Reunião do Conselho de Base

Durante a manhã, o sindicato sediou a reunião mensal do Conselho de Representantes de Base do Sinasefe-IFSul. Os conselheiros discutiram a difícil conjuntura enfrentada pelos trabalhadores e as estratégias de mobilização da categoria para enfrentar os ataques do atual governo. 

Foram discutidas paralisações, dias de mobilização e a produção de materiais que dialoguem com a base e com a comunidade acadêmica, no sentido de explicar os projetos que estão sendo encaminhados no legislativo e como estes atacam os direitos de todos e todas.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO