Sinasefe-IFSul busca caminhos para o RSC de aposentados e TAEs



Na última quinta-feira, 4, a coordenadora de ação do Sinasefe-IFSul, Maria Lúcia Monteiro, participou de mais uma reunião sobre a situação do RSC para aposentados e TAEs. O ex-reitor do IFSul Antônio Carlos Barum Brod fez uma breve retomada sobre a concepção inicial da RSC, elaborada no Conselho Permanente para o Reconhecimento de Saberes e Competências da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (CPRSC), do qual fez parte quando reitor, que tinha como objetivo reconhecer o trabalho de professores que dedicaram suas carreiras ao ensino e que não tiveram as mesmas condições para a obtenção de titulação.

Maria Lúcia falou sobre os desafios enfrentados pelos aposentados que têm buscado judicialmente o reconhecimento. Brod salientou que o próprio texto de lei aprovado acabou excluindo os aposentados do processo, além de instituído um cenário totalmente diferente do idealizado. Ele explica que, originalmente, o RSC deveria ser voltado para os docentes com mais de quinze anos de serviço e que tivessem ingressado após a regulamentação da carreira. No entanto, estes critérios foram barrados pelo MPOG, por representarem uma espécie de reserva de mercado.

Caminhos

Para Brod, o caminho precisa ser construído através do Sindicato. Vivemos uma conjuntura bastante complexa e é fundamental deixar questões partidárias para que se possa negociar questões primordiais, independente de quem esteja no governo, avalia.

Dando continuidade a luta do Sinasefe-IFSul pela conquista do RSC para aposentados e para TAEs, será organizado um Grupo de Trabalho que irá elaborar uma proposta consistente de extensão do RSC. Além de representantes da diretoria do Sinasefe-IFSul, a Comissão deverá ser composta pelo ex-reitor do IFSul, Antônio Brod e por outros envolvidos na elaboração do projeto.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO