MPF explica porque "Escola Sem Partido" é inconstitucional



Resumindo em duas páginas as numerosas ilegalidades do Projeto "Escola Sem Partido" (ESP), o Ministério Público Federal (MPF) se manifestou no último dia 21 de julho pela inconstitucionalidade do PL 867/2015. A Nota Técnica apresentada pela Procuradoria Federal de Direitos do Cidadão (PFDC) do MPF afirma que a proposição está na contramão dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, especialmente os de "construir uma sociedade livre, justa e solidária" e de "promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação". Clique aqui para ler a íntegra da Nota.

Subversão da ordem constitucional
O ministério explica que as proposições inspiradas no Projeto "Escola Sem Partido" subvertem a Constituição Federal em vigor, exemplificando isto claramente. O primeiro item citado é a confusão entre a educação familiar e o ensino no ambiente escolar, ou seja, confundir espaço público com privado. Impedir o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, princípio previsto no inciso II do artigo 206 da Carta Magna, negar a liberdade de cátedra e a possibilidade de ampla aprendizagem, inciso seguinte do mesmo artigo constitucional, também são exemplos elencados. A permissão, no âmbito da escola, espaço público na concepção constitucional, para prevalência de visões morais/religiosas particulares é o quarto exemplo de inconstitucionalidade apresentado pela PFDC.

Inconformismo com os avanços
A Nota Técnica esclarece que a iniciativa do ESP está ligada a insatisfação de alguns segmentos com avanços significativos no país: "inconformismo com a vitória das diversas lutas emancipatórias no processo constituinte; com a formatação de uma sociedade que tem que estar aberta a múltiplas e diferentes visões de mundo; com o fato de a escola ser um lugar estratégico para a emancipação política e para o fim das ideologias sexistas – que condenam a mulher a uma posição naturalmente inferior, racistas – que representam os não-brancos como os selvagens perpétuos, religiosas – que apresentam o mundo como a criação dos deuses, e de tantas outras que pretendem fulminar as versões contrastantes das verdades que pregam".

Desmascarando o ESP
O SINASEFE além de ser um dos idealizadores e mobilizadores da Frente Nacional Escola Sem Mordaça (coletivo que reúne centenas de entidades, parlamentares e movimentos contrários ao Projeto "Escola Sem Partido") pauta a necessidade de combater este projeto nefasto em seus fóruns desde 2015. Para o sindicato nacional este material técnico do MPF é importante ao subsidiar as discussões em curso e se soma a todo conteúdo político, técnico, jurídico e científico já produzido para desmascarar o ESP em toda ocasião que surgir o tema.


Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO