Diretoria do Sinasefe-IFSul realiza nova rodada de visitas aos campus


Entre os dias 22 e 25 de agosto, diretores do Sinasefe-IFSul realizaram uma nova rodada de visitas aos campus que compõe a base da Seção. Os representantes sindicais discutiram, principalmente, os projetos PLP 257, PEC 241 e Escola Sem Partido, que representam os violentos ataques aos trabalhadores e à educação.  Na segunda-feira, 22, o campus Camaquã recebeu a visita dos diretores da seção. Na quarta-feira, 24, foram atendidos os campus Jaguarão, Lajeado e Visconde da Graça, na quinta-feira, 25, encerrou-se a rodada de visitas no campus Venâncio Aires.

Investimentos da Seção
Um dos pontos de pauta das reuniões foram os investimentos na qualificação do atendimento aos sindicalizados. Foi informada a contratação de duas novas secretárias que passam a somar a equipe administrativa. As contratações atendem uma importante demanda da base, que é a expansão da secretaria e a celeridade do atendimento aos sindicalizados. Destacou-se, também, o investimento em comunicação, com o lançamento do novo site do Sindicato, que além de melhorar o acesso a notícias, materiais e informações diversas sobre o Sindicato, possibilitará, também, o acesso a documentos e extratos financeiros. O novo site do Sinasefe-IFSul está em fase de testes e de cadastramento dos sindicalizados. Para realizar o cadastro é necessário acessar o endereço: http://sinasefeifsul.org.br, clicar em “Acesse aqui a área do filiado” e informar o SIAPE.

Ameaças aos trabalhadores
Um dos principais objetivos das visitas foi dialogar com os servidores da base sobre a difícil conjuntura enfrentada pelo trabalhadores e aos ataques que estão sendo encaminhados em forma de projetos de lei. Foram abordados o PLP 257, a PEC 241 e o Projeto Escola Sem Partido, considerados as bandeiras de luta mais urgentes de nosso sindicato. A celeridade com que tais projetos tramitam no legislativo tem forçado a mobilização dos trabalhadores, que têm realizado paralisações e manifestações na luta pela manutenção de direitos duramente conquistados.

O PLP 257/2016 trata da renegociação das dívidas dos estados e prevê congelar aumentos ou ajustes de remuneração; suspender admissão ou contratação de pessoal inclusive nas empresas estatais; reduzir em 10% as despesas com cargos de livre provimento; contabilizar as despesas com terceirização de mão de obra e outras formas de contratação nas despesas de pessoal; transferir bens e participações acionárias dos estados para a União, que fará a alienação ou privatização.

A PEC 241/2016 congela gastos públicos por 20 anos para pagar dívida pública. Chamada de novo regime fiscal pelo governo federal, a PEC limita as despesas primárias da União aos gastos do ano anterior corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ou seja, inviabiliza o aumento real de investimentos em setores extremamente sensíveis à população, como saúde e educação.

Já o Projeto Escola Sem Partido, também conhecido como PL da Mordaça, representa um ataque à liberdade de cátedra e a construção de uma educação crítica e democrática. Pelo projeto, fica proibida toda forma de manifestação ou debate crítico em sala de aula, uma vez que considera os estudantes como sujeitos passivos e doutrináveis. O PL que se denomina “Sem Partido” representa, na verdade, um grupo de partidos com uma ideologia semelhante e que tem como objetivo a formação de sujeitos despolitizados e sem senso crítico.

Os servidores do campus Jaguarão salientaram a importância de debater tais projetos com a comunidade acadêmica e pediu ao Sindicato que produza materiais bem didáticos e acessíveis que facilitem este diálogo. 

Convite para o evento de outubro
Durante as visitas foi feito um primeiro convite para que todos os sindicalizados da Seção participem do evento sobre os trabalhadores & educação que está sendo organizado pelo Sinasefe-IFSul. A atividade está marcada para os dias 21, 22 e 23 de outubro e terá como foco educação, carreira, previdência e o desmonte do serviço público. A programação completa do evento e as informações sobre inscrição serão divulgadas em breve.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO