SINASEFE realiza primeira reunião do GT Carreira em 2016




Implementação da Racionalização do PCCTAE, fortalecimento da Comissão Nacional Docente (CND) e a luta contra a PEC 241/2016 (que por congelar gastos com Saúde e Educação por 20 anos paralisa avanços nas carreiras) estão entre os temas discutidos pelo GT Carreira do SINASEFE. Realizado nos dias 30/06 e 01/07, o encontro teve a participação de cerca de 80 sindicalizados de diversas regiões. Durante dois dias na capital federal, os trabalhadores debateram propostas, para as carreiras dos técnico-administrativos e dos docentes, que foram apreciadas durante a 143ª Plena, realizada logo em seguida.

Técnico-administrativos em Educação (TAE)
A respeito da carreira dos técnico-administrativos, itens como Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) para os TAE, aperfeiçoamento da carreira, as instituições militares de ensino e a racionalização dos cargos foram abordados. Na programação da atividade, o primeiro dia (quinta-feira, 30/06) foi destinado para o debate do segmento TAE.
Confira o relato elaborado pela Comissão Nacional de Supervisão (CNS) e os encaminhamentos aprovados pelo GT (importante verificar que a 143ª Plenária debateu os encaminhamentos, portanto podem existir alterações).

Docentes
Além da organização e dinâmica da Comissão Nacional Docente (CND), com nova composição definida 142ª Plena, os participantes debateram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/2016. Ao congelar gastos com saúde e educação por 20 anos, a medida impede quaisquer avanços na carreira e, portanto, teve destaque na programação do segundo dia (sexta-feira, 01/07). O PL 4251/2015, que faz alterações na carreira e tabelas salariais e a Portaria nº 17 da SETEC/MEC, possivelmente ilegal, sobre a atividade docente também foram discutidos pelo Grupo de Trabalho.
Confira o relato elaborado pela Comissão Nacional Docente (CND) e os encaminhamentos aprovados pelo GT (importante verificar que a 143ª Plenária debateu os encaminhamentos, portanto podem existir alterações).

Participação
Diversos sindicalizados destacaram, ao longo da atividade, a importância de participação, tanto de técnico-administrativos quanto de docentes, em ambos os debates, o que possibilitaria a apropriação do tema carreira de maneira completa.
O Sinasefe-IFSul esteve representado pelos delegados da 143º Plena,  Osni Rodrigues, Stela Pinheiro e Maximiano Neves, eles participaram da reunião na condição de observadores.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO