Sinasefe-IFSul integra Comissão de discussão da RAAD

Na última quarta-feira, 6, a coordenadora de ação do Sinasefe-IFSul, Daiani Luche, participou da primeira reunião da Comissão de Discussão da RAAD. A Comissão para discutir  e aplicar o Regulamento de Atividade Docente foi estabelecida na última reunião do Conselho Superior e tem como destaque a análise dos impactos da portaria 17 da SETEC/MEC, publicada no dia 11 de maio de 2016.

Segundo a avaliação da Comissão,  alguns pontos são problemáticos: a inviabilidade de conciliar a sala de aula com os serviços administrativos; o estímulo à pesquisa e extensão com portaria 17, uma vez que esta prioriza o ensino; quem irá determinar se o professor pode ou não assumir mais projetos, ou quantas horas ele vai poder dedicar; como o regulamento da RAAD poderá influenciar a Progressão na carreira; a situação dos professores substitutos na RAAD; a contabilização do atendimento ao estudante, entre outros.

O grupo consensuou que um dos principais problemas da portaria é que esta não passou pela discussão de órgãos representativos como o CONIF e que esta veio com a intenção clara de aumentar a RAP. Além disso, muitas serão as divergências do regulamento proposto com a realidade. Assim, o grupo aprovou os seguintes encaminhamentos:

Levar ao CONSUP a posição de que esta nova regulamentação deverá ser conhecida e discutida pela comunidade;
Estudar a possibilidade de transformar preparação de aula e atendimento ao estudante como projeto de Ensino e procurar equalizar os três tipos de projetos, ensino, pesquisa e extensão.
Fazer uma consulta a PROGEP sobre a questão do substituto;
Discutir o assunto e buscar alternativas para reverter a portaria 17 na reunião com os pró-reitores;
Incluir no regulamento a discricionariedade da gestão no sentido de  interferir na solução dos problemas que venham a surgir nas coordenadorias ou departamentos;
Buscar alternativas de alteração do planejamento durante o seu prazo de vigência;
Buscar uma forma de vincular Ensino, Pesquisa e  Extensão;
A RAAD deverá dialogar com os editais internos e externos;
Processo de registro de processos,  projetos poderão ser negados com base na RAAD.
A realização de uma nova reunião dia 18/07 -13h.

Este é mais um importante espaço de organização dos trabalhadores da educação que o Sinasefe-IFSul conquista representação. Daiani Luche irá representar o Sindicato ao lado do coordenador de organização, Osni Rodrigues.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO