SINASEFE apresenta pauta da categoria à Setec/MEC

O SINASEFE NACIONAL iniciou na tarde desta quarta-feira (06/07), em Brasília-DF, os debates com a nova composição da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC). A reunião aconteceu na sede do próprio MEC, tendo como pautas a Portaria nº 17/2016 (que trata da carga horária dos docentes), os acordos firmados com a gestão anterior da Setec e a apresentação e pauta de reivindicações do SINASEFE.

PONTOS EM DISCUSSÃO
Durante os debates, o SINASEFE evidenciou aos representantes do governo as principais reivindicações aprovadas em nossos fóruns, expondo os problemas enfrentados por nossas bases e cobrando que soluções aos mesmos sejam apresentadas pelo Ministério o quanto antes. Entre os principais pontos levantados, estiveram:

PORTARIA N° 17/2016: A Portaria, que prejudica os docentes em relação às suas cargas horárias, foi uma das últimas ações do governo Dilma, lançada sem nenhum diálogo prévio com os trabalhadores. O SINASEFE pediu sua suspensão imediata.

RSC: O SINASEFE entregou uma minuta solicitando a extensão do Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) para os técnico-administrativos em educação (TAE) e os aposentados.
RACIONALIZAÇÃO: O SINASEFE entregou uma minuta cobrando a racionalização dos cargos do PCCTAE, pauta que está pendente desde 2005.

MIGRAÇÃO PARA O EBTT: O SINASEFE pediu a imediata abertura de janela para que os docentes federais da nossa Rede que estão em carreiras em extinção (e sofrendo com baixos salários) possam migrar para a carreira do EBTT.

MIGRAÇÃO PARA O PCCTAE: O SINASEFE pediu a imediata abertura de janela para que os TAE das Instituições Militares de Ensino (ainda na carreira do PGPE) possam migrar para a carreira do EBTT.

PONTO ELETRÔNICO: O SINASEFE pediu o fim do controle de frequência por ponto eletrônico para os trabalhadores de toda a Rede Federal de Educação Básica, Profissional e Tecnológica.

DEMOCRATIZAÇÃO: O SINASEFE apresentou a reivindicação de que os técnico-administrativos possam concorrer a todos os cargos de gestão das Instituições Federais de Ensino da nossa Rede, inclusive o de Reitor.

30 HORAS: A flexibilização da jornada de trabalho dos TAE também foi levantada pelo SINASEFE no espaço, que cobrou a extensão do direitos a todos os servidores da Rede.

GREVE 2015: Os acordos firmados pela gestão anterior da Setec/MEC durante a negociação da pauta de reivindicações da greve do ano passado, mas que não passaram por uma assinatura, também foram cobrados no espaço.

RELATÓRIO
A Direção Nacional (DN) do SINASEFE preparou um relatório sobre os debates da reunião de hoje (06/07) com a Setec/MEC.
Clique aqui para fazer o download do documento em formato PDF.

NOVO ENCONTRO
Uma nova reunião entre Setec/MEC e SINASEFE foi agendada ao fim dos debates para dar continuidade à pauta. A previsão é de que isso ocorra no próximo dia 21 de julho (quinta-feira).
Antes disso, Setec/MEC e SINASEFE podem se encontrar duas vezes: a Secretaria convidou nosso Sindicato para um Seminário sobre Educação Inclusiva, a se realizar em Brasília-DF, nos dias 12 e 13 de julho; e o SINASEFE convidou a Setec/MEC para o lançamento da Frente Nacional contra o Projeto "Escola Sem Partido", que acontece no dia 13 de julho, no Rio de Janeiro-RJ.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO