Academia Pelotense de Letras homenageia servidor do IFSul

O técnico-administrativo do IFSul/câmpus Pelotas, Luis Artur Borges Pereira, recebe nesta quarta-feira (18) uma homenagem da Academia Pelotense de Letras (APL) pelos seus 30 anos de dedicação ao magistério e a atividades ligadas à cultura. A cerimônia está marcada para as 19h30min, na sede na própria APL, no Parque Dom Antônio Zattera.

O evento é uma proposição da APL em conjunto com outras instituições e entidades, como Secretaria Municipal de Cultura, Instituto Histórico e Geográfico, Instituto João Simões Lopes Neto, Instituto Francisco Lobo da Costa, Espaço Blau Nunes, Associação de Pastores de Pelotas, Sinasefe e o Núcleo de Estudos Literários do IFSul/câmpus Pelotas.

Conforme os organizadores, durante a cerimônia, o acadêmico de Letras Jean Carpes, ex-aluno de Luis Artur Borges Pereira, apresentará momentos marcantes da trajetória do homenageado, com destaque para a sua produção científica nestas três décadas de envolvimento com a educação e cultura.

“Não são três dias, não são três meses. São 30 anos de atividades ligadas ao magistério e à cultura. Estou extremamente feliz e honrado em ter meu trabalho reconhecido. Orgulhoso também pela ênfase que está sendo dada à educação e cultura, sobretudo pela importância que essas áreas têm num país como o nosso, que ainda engatinha nessas questões”, disse Pereira, que agradeceu todas as instituições e entidades proponentes por “não deixarem passar em branco uma data tão emblemática como essa”.

“Ao me homenagearem, estão reconhecendo a minha inserção no movimento social, onde sempre destaquei o papel político do educador, e não só a minha atividade em si, mas também a concepção que tenho de educação, como um fator de transformação social”, finalizou Pereira, que, nesta quarta-feira (18), comandará uma palestra na mesa de abertura do 15º Salão do Livro do Autor Pelotense, promovido pela APL.

O Sinasefe-IFSul foi representado no evento pela coordenadora de ação, Daiani Luche, que realizou a entrega de uma placa em homenagem aos 30 anos de trabalho dedicados à educação.

Imortal

Natural de Pelotas, Luis Artur Borges Pereira, 47, é graduado em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), especialista em Literatura Brasileira Contemporânea pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), além de mestre e doutor em História da Educação, também pela UFPel.

Há cerca de dois anos, tornou-se um dos imortais da Acadêmica Pelotense de Letras. O convite para ocupar a cadeira número 18 veio da própria entidade, após análise criteriosa de toda a produção científica do professor que se tornou um especialista na vida e obra de João Simões Lopes Neto, um dos mais respeitados autores do Rio Grande do Sul e um dos símbolos da história pelotense.

Há 23 anos, Pereira atua como servidor técnico-administrativo no hoje IFSul/câmpus Pelotas. Como professor, pesquisador e escritor, construiu uma carreira alicerçada no conhecimento e no amor pela educação e cultura. No ano passado, recebeu o prêmio Trezentas Onças, projeto instituído pelo Instituto João Simões Lopes Neto em 2005, com o objetivo de reconhecer aqueles que lutaram, de uma forma ou outra, pela preservação da memória do reconhecido escritor pelotense João Simões Lopes Neto. O nome da honraria é uma homenagem direta a um dos mais conhecidos contos de Simões.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO