NOTA DE REPÚDIO

Os trabalhadores e as trabalhadoras da Reitoria do Instituto Federal Sul-rio-grandense e a Diretoria do SINASEFE/IFSul vêm a público repudiar as manifestações do servidor PAULO ROBERTO RODRIGUES DA COSTA ocorridas na última assembleia geral do SINASEFE/IFSul. 

A fala do servidor não só ofende a dignidade de todos e todas, ao usar a expressão “bando de desocupados”, como também traz subjacente uma ideologia - nada nova - de que o serviço público é dispendioso e ineficiente pois emprega servidores “desocupados”. 

Nas últimas décadas a ideologia neoliberal - própria da fase atual do Capitalismo - vem tentado legitimar o desvio de recursos do fundo público para o setor privado e, para isso, trata incansavelmente de desmoralizar os servidores públicos, buscando a privatização e a desresponsabilização do Estado para com a garantia dos direitos sociais. Temos assistido diariamente a ofensiva ao serviço público, por parte do Estado e da Mídia, na qual são empregados os mesmos ataques. Causa-nos estranheza o fato de que esse tipo de discurso ideológico seja assumido por um servidor público.

Nós, trabalhadores e trabalhadoras da Reitoria e a Diretoria do SINASEFE/IFSul não acreditamos que a educação pública deva ser feita sob a tônica do enxugamento dos quadros de servidores, como quer o interesse privado. No momento político atual vivemos uma inflexão das políticas públicas em favor do Capital e contra os direitos da classe trabalhadora; a única forma de resistência está na união e fortalecimento dos sindicatos e movimentos sociais. O Sinasefe, que historicamente se constitui de Servidores Técnico-Administrativos em Educação e Servidores Docentes, não irá aderir ao discurso desmobilizador que já há algum tempo vem tentando dividir e enfraquecer nossa base sindical. 

Não podemos deixar de destacar, também, que acreditamos que não se pode abandonar a postura ética em momento algum, quaisquer que sejam as posições de cada um; repudiamos veementemente toda atitude que ataque a educação pública e a integridade moral das pessoas! 

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO