Diretoria e Conselheiros de Base dialogam com Reitor e Presidente do CONIF, Marcelo Bender



O Reitor do IFSul e presidente do CONIF, Marcelo Bender, participou da Reunião do Conselho de Representantes de Base do Sinasefe-IFSul, realizada no último sábado, 19, na sede do Sindicato. Bender havia sinalizado a presença no próximo encontro do Conselho durante a reunião com a diretoria do Sindicato, no dia 25 de abril.

Com o foco na conjuntura política atual e a situação da educação e da rede federal neste contexto, foram abordadas questões como cortes na educação, orçamento dos institutos para 2017 e papel do CONIF no diálogo com o novo governo. Bender avaliou o momento como de fragilidade, no qual o presidente interino tem feito uma gestão de ensaio, anunciando medidas e depois revendo-as, de acordo com o seu impacto.

Em relação ao IFSul, o Reitor acredita que existam algumas condições que garantem um fôlego para a disputa por espaço. Ele trouxe o exemplo do reenquadramento do Campus Pelotas como de grande porte, o que deverá impactar em orçamento e códigos de vagas. O cenário que se apresenta é de disputa de espaço, orçamento e, principalmente, pela educação pública, gratuita e de qualidade.

"Vivemos, novamente, um cenário muito semelhante ao do governo FHC. Temos um presidente interino que não veio para manter as coisas como estão, não veio para contratar professores, para manter a gratuidade da educação e não veio para consolidar a expansão", salientou o Reitor.

Foram comentados, ainda, temas como periculosidade, insalubridade e Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) para aposentados e TAEs. Em relação aos aposentados, o Conselheiro de Base do Campus Pelotas, Edelbert Krüger, sugeriu seja vista a possibilidade de inserção dos aposentados na CPPD - Comissão Permanente de Pessoal Docente. Esta alternativa traria eficiência, celeridade e poderia aproximar os aposentados da RSC. 


Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO