14/04: ato dos SPF denunciará PLP 257/2016 e cobrará serviços públicos de qualidade

Na manhã de quarta-feira (30/03) o SINASEFE participou da reunião do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasef). O encontro discutiu, dentre outros temas, a mobilização em torno do ato público marcado para o próximo dia 14 de abril, em Brasília-DF. Além de denunciar os ataques previstos no PLP 257/2016 (anti serviço público), a atividade vai cobrar respostas efetivas à pauta protocolada no último dia 16/03.

CONJUNTURA
As entidades participantes apresentaram seus informes e fizeram uma breve análise da conjuntura e da importância de manutenção da mobilização em torno da Campanha Unificada dos SPF 2016. O SINASEFE destacou que a nova gestão da entidade, eleita no 30º CONSINASEFE, se reunirá no próximo final de semana na capital federal e tratará o Fonasef como uma de suas prioridades, buscando garantir, dentre outros aspectos, a sua representação em todas reuniões do espaço.

ATO PÚBLICO
O ato público, já aprovado desde a reunião ampliada de fevereiro, deve contar com a participação das diversas categorias de Servidores Públicos Federais (SPF). A concentração, a princípio, se dará no Ministério do Planejamento (MPOG), a partir das 9h da quinta-feira 14/04/2016. Este será o primeiro ato da Campanha Unificada dos SPF 2016. Baixe o cartaz do evento: PDF ou JPG.

PROJETO DE LEI 257/2016
Apresentado no último dia 22 de março sob regime de urgência constitucional na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei Complementar nº 257/2016 se configura como um sério ataque aos trabalhadores. Batizado de pacote anti-serviço público, o texto vincula o crescimento das despesas de pessoal (das três esferas) ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Sob o argumento de controlar os gastos, o governo poderá suspender o aumento real do salário mínimo e reduzir o quadro de pessoal do funcionalismo público por meio de programas de demissões voluntárias. Quem decidirá o quanto poderá ser gasto pelo governo será o Congresso.

Primeira fase – A primeira restringe a ampliação do quadro de pessoal, do reajuste real de salários do funcionalismo, além de cortes de gastos discricionários, administrativos e com cargos de confiança.

Segunda fase – A segunda medida é a proibição de aumentos nominais de salários de servidores e concessão de novos subsídios e desonerações; também seriam adotados mais cortes de gastos discricionários, administrativos e dos cargos comissionados.

Terceira fase – Suspende-se reajustes reais do salário mínimo, benefícios de servidores são cortados em até 30% e implantado programa de desligamento voluntário ou licença temporária no funcionalismo federal.

NOVA REUNIÃO
O fórum se reunirá novamente na próxima terça-feira (05/04) e até lá vai preparar a divulgação de cartaz e boletim de convocação para o ato público.

REPRESENTAÇÃO
O coordenador-geral Fabiano Faria (SINTIFRJ) e o suplente Paulo Reis (FORMOSA-GO) representaram o SINASEFE neste espaço.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO