SINASEFE participa de reunião sobre democratização das IFE no MEC

Foi dada na manhã do dia 11 de novembro, na sede do Ministério da Educação (MEC), a (re)largada dos debates sobre o aperfeiçoamento da democratização nas Instituições Federais de Ensino (IFE). As discussões que (re)iniciaram ontem, fruto das reivindicações das greves das entidades classistas da Educação Federal deste ano, marcam também um resgate do Grupo de Trabalho (GT) do acordo da greve de 2012 - finalizado sob polêmica na assinatura de seu relatório final e sem a devida implementação até o momento.

A REUNIÃO
O encontro, motivado pelo termo de acordo assinado com a Fasubra Sindical no início de outubro (mais precisamente sua cláusula 11ª), foi o segundo da comissão para o aprimoramento do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) - a primeira reunião aconteceu no dia 28 de outubro.
Nele foi debatida exclusivamente a democratização das IFE, com a apresentação do grupo e dos seus integrantes, assim como do calendário, do cronograma e da metodologia a serem adotadas.

GT DO ACORDO DE 2012
Foi lembrado, por SINASEFE e Fasubra, da existência de um acúmulo de discussões que ocorreram no GT do acordo de greve de 2012 (encerrado em dezembro de 2013). No relatório final do GT existem diversos pontos de convergência entre as entidades de classe representativas da Educação Federal no tocante ao modelo de democracia das IFE, porém não houve efetivação do conteúdo até o momento - o que justificou o ponto estar contido nas pautas das greves de 2015.
Baixe aqui o relatório final daquele grupo de trabalho.

ENTIDADES PRESENTES
Estiveram presentes na reunião Andes-SN, Andifes, Conif, Fasubra, MEC (Sesu), MPOG (SRT), Proifes e SINASEFE. A Setec/MEC também comporá o grupo nos debates sobre a democratização das IFE, mas não esteve presente nesta reunião inicial.
Nosso Sindicato Nacional foi representado no espaço pelos diretores Marcos Dorval (2º tesoureiro) e Shilton Roque (suplente da DN).

PRÓXIMA REUNIÃO
A próxima reunião para debate da democratização tem como data indicada para sua realização o dia 15 de dezembro. A autonomia das IFE e o calendário de trabalho do grupo devem ser as pautas do próximo encontro.

RELATÓRIO
Clique aqui e baixe o relatório da reunião produzido pela Direção Nacional (DN) do SINASEFE. http://www.sinasefe.org.br/v3/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=1891&Itemid=57

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO