Assembleia Geral e ato do Sinasefe na reunião do CONIF marcam a quarta-feira (9)


A quarta-feira, 9, foi mais um dia de intensa mobilização para o movimento de Greve 2015 do Sinasefe-IFSul. Às 14h foi realizada uma Assembleia Geral da categoria, que contou com a presença de representantes do Comando Local de Greve do IFRS e do Comando Nacional de Greve do Sinasefe.
A assembleia foi a continuação da AG do dia 27 de agosto, que foi suspensa por falta de avanço no processo negocial, que deveria ser avaliado pela plenária. A reunião iniciou com os informes dos representantes de base, que teve como destaque a decisão dos servidores de Santana do Livramento de se retirar da Greve, em função de uma situação bastante particular do campus, que envolve convênios binacionais, entre outras particularidades.
Os demais representantes manifestaram a posição das bases de permanecer no movimento até o fim do processo negocial, e, principalmente, construir a saída de Greve de forma conjunta com todos os campus.
Os informes do Comando Local de Greve do IFRS e do Comando Nacional de Greve, reforçaram a necessidade de fortalecer a mobilização até o fim do processo de negociação. Augusto Miceno, do Comando Nacional de Greve do Sinasefe, lembrou que as últimas reuniões, com o MPOG e MEC, só ocorreram em função de grandes atos e mobilização dos Sindicatos.
Em relação a proposta bianual, que o governo estaria negociando isoladamente com algumas categorias, o Comando Nacional de Greve afirma que o Sinasefe ainda não recebeu tal proposição e que, até o momento, a única oferta do governo continua sendo o índice rebaixado de 21,3% divido em quatro parcelas.
O delegado de base do Sinasefe-IFSul na 135º Plena, Osni Rodrigues, apresentou os informes sobre a reunião. Ele destacou a importante participação da delegação do IFSul, tanto para o debate como para a aprovação dos encaminhamentos da Plenária. Osni lembrou de que esta foi a terceira plenária que a delegação do Sinasefe-IFSul se empenhou em condicionar a assinatura de qualquer acordo com o governo à criação de um GT/Comitê para discussão da expansão e a consolidação da Rede Federal. A proposta foi novamente rejeitada pela plenária, mas mantida como prioridade na pauta de negociação específica.
O representante do campus Pelotas, Rony Soares, levou como proposta de encaminhamento o retorno das atividades a partir do dia 14 de setembro. Rony informou que a proposta foi construída e aprovada na reunião dos servidores do campus, realizada na última terça-feira. A plenária rejeitou a proposta, considerando que qualquer proposição de saída da Greve depende do avanço nas negociações, o que até o momento não ocorreu.
Uma nova Assembleia Geral deverá ser realizada na próxima quarta-feira, 16. Caso seja apresentada alguma nova proposta por parte do governo, o Sinasefe-IFSul irá convocar uma assembleia emergencial para a avaliação desta.

Sinasefe entrega pauta de reivindicações e cobra apoio dos gestores, em Reunião do CONIF
Após a Assembleia Geral, servidores do IFSul, Comando Nacional de Greve do Sinasefe e Comando Local de Greve do IFRS, se dirigiram até a reitoria do IFSul, onde ocorreu a 56º Reunião do CONIF (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica). Uma comitiva de servidores participou da reunião e realizou a entrega formal da pauta de reivindicações para o presidente do Conselho, Belchior de Oliveira Rocha.
Além da entrega da pauta de reivindicações, os servidores falaram sobre as prioridades do Sinasefe na Greve 2015, construídas durante as Plenas 134º e 135º. A coordenadora de ação do Sinasefe-IFSul, Maria Lúcia Monteiro, realizou, ainda, a entrega de um documento formalizando o pedido de apoio do Sinasefe aos reitores, especialmente, na luta contra a precarização e contra os cortes na educação. A pauta foi entregue pelos representantes do Comando Nacional de Greve, Leandro Barbosa e Augusto Miceno.
O presidente do CONIF se comprometeu em discutir a solicitação com  seus pares durante a 56º Reunião e, então, enviar uma resposta formal ao Sinasefe. Belchior destacou a importância da Rede Federal de Educação para o país e falou do repúdio do CONIF aos cortes na educação. O presidente encerrou a fala afirmando que sua meta é ver um campus do instituto federal em cada rincão do Brasil, Maria Lúcia Monteiro, destacou a importância de se estar em todos os rincões, mas de forma consolidada.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO