137ª Plena: greve nacional continua e acordo com MPOG será avaliado

Prosseguir com a greve e buscar avanços efetivos na negociação junto ao MEC estão entre as principais deliberações da 137ª Plenária do SINASEFE. Realizada nos dias 26 e 27 de setembro, em Brasília-DF, a atividade contou com a participação de 47 Seções Sindicais, 77 delegados e 37 observadores, representando trabalhadores de diversas regiões do Brasil.
Remeter para deliberação nas assembleias de base, até o dia 1º de outubro, o indicativo de aceitação das propostas do MPOG (docentes e técnicos), também é um dos encaminhamentos destacados neste fórum.

Informes e conjuntura
Além dos informes das Seções Sindicais, que traçaram um breve panorama da mobilização nas bases do SINASEFE, a plenária teve a tradicional participação do Andes e Fasubra para apresentação de seus informes da greve na educação federal, além da Fenasps (que organiza servidores do INSS).

Avaliando a conjuntura recente, grande parte das falas dos delegados e observadores do SINASEFE se direcionaram para a realidade da categoria nos locais de trabalho, sem ignorar itens como a crise econômica, cortes no orçamento e ajustes fiscais. Colocações sobre a importância de preservar a categoria para os futuros enfrentamentos, o respeito às lutas em cada base, a correlação de forças do movimento paredista, dentre outras, foram recorrentes.

Encaminhamentos de Greve
Com uma votação apertada (30 votos favoráveis e 29 contrários) a 137ª Plenária reprovou o encaminhamento de suspensão da greve e saída organizada apontado pela 136ª Plena. Os delegados também optaram por rejeitar a resposta do MEC à contraproposta do SINASEFE, no entendimento de que é necessário pressionar a pasta para obter avanços mais significativos para a categoria. A importância de reforçar o Comando Nacional de Greve foi destacado em diversas falas, especialmente diante da quantidade de tarefas colocadas para o próximo período.

Como algumas bases não realizaram deliberação da proposta do MPOG, a 137ª remeteu este debate, com indicativo de aceitação, para uma rodada de assembleias, com prazo de realização até o dia 01/10. Avaliações sobre este tema colocaram o histórico da negociação com a pasta, que não apontava qualquer reposição salarial para os servidores, depois foi cedendo diante da mobilização e pressão das greves e enfrentamentos dos trabalhadores. As Seções deverão encaminhar o resultado dos debates por e-mail (dn@sinasefe.org.br), em timbre oficial para sistematização pelo plantão da entidade.

30º CONSINASEFE
A 137ª Plenária aprovou a suspensão do calendário do 30º CONSINASEFE até a realização da próxima reunião da Direção Nacional, prevista para a primeira quinzena de outubro.

Os encaminhamentos completos da atividade estarão disponíveis em breve.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO