Marcha em Brasília-DF reforça pautas da Campanha Salarial Unificada

A Campanha Salarial Unificada dos Servidores Públicos Federais 2015 teve um momento marcante nesta quinta-feira (06/08). Caravanas com trabalhadores, estudantes e famílias do movimento popular de várias partes do país se reuniram na capital federal e marcharam, pela terceira vez em 2015, denunciando os ataques do governo aos seus direitos. Assim como na marcha mais recente, o SINASEFE montou sua coluna e marcou presença na atividade.

Concentração e andamento
           A manifestação se concentrou no gramado central da Esplanada dos Ministérios, quando lutadores de diversos segmentos se encontravam, tomavam seus lanches matinais e trocavam informes. O grupo seguiu para as vias centrais, passando em frente à Catedral e alcançando os caravaneiros da Fasubra, que bloqueavam as entradas do prédio do MPOG desde a madrugada para pressionar o ministério.
           A marcha percorreu a Esplanada, passando pelo Congresso e chegando ao bloco K, outro prédio do Ministério do Planejamento. Ao final da caminhada, a Polícia Militar foi truculenta, avançando com motocicletas, spray de pimenta e cassetetes para cima dos manifestantes.

Ministro não recebeu o Fonasef
           Enquanto uma comissão do Fórum dos SPF tentava diálogo com Barbosa, um representante da Secretaria de Relações de Trabalho no Serviço Público (SRT/MPOG) avisou por telefone a Daro Piffer, presidente do Sinal, que o ministro não os receberia e que a SRT havia recebido a incumbência de fazê-lo.
           O Fórum achou melhor não repetir ao Secretário Sérgio Mendonça tudo o que já foi dito nas mesas negociais, pois a intenção era conversar com o chefe da pasta. A última reunião entre Fonasef e governo aconteceu em 20 de julho, quando os representantes explicaram ao MPOG que a proposta parcelada em quatro anos foi rejeitada pelas entidades.
           Ainda de acordo com o representante da Secretaria, as mesas setoriais de negociação com as entidades foram prorrogadas para a próxima semana e, provavelmente, a partir do próximo dia 17 o governo chamará os servidores novamente à mesa para uma resposta.

Nova reunião do Fonasef

           O Fórum das Entidades se reunirá já nesta segunda-feira (10/08) e deve avaliar a atividade e debater os próximos passos da luta, tanto para entidades em greve quanto para as demais que compõe o colegiado.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO