Comando Local de Greve promove aula pública no campus Sapucaia do Sul

Na segunda-feira, 17, o Comando Local de Greve de Sapucaia do Sul realizou uma aula pública no campus. Com o tema "A educação pública e a campanha nacional dos SPF", a atividade reuniu servidores, comunidade acadêmica e representantes de Sindicatos da região. A mesa contou com a participação do Pró-reitor de gestão de pessoas do IFSul, Nilo Campos;  e do Coordenador de Ação Sinasefe-IFSul, Rogério Guimarães. Além de representação dos estudantes, da ASSUFRGS Sindicato e dos servidores do campus.
        A atividade foi um importante momento de reflexão e debate com a comunidade, proporcionando esclarecimentos e a avaliação do momento de greve. Nilo Campos abriu o debate destacando a importância da mobilização na atual conjuntura, especialmente no combate ao retrocesso da educação. Ele salientou a possibilidade do atual governo ser sucedido por uma gestão de direita, que trará, provavelmente, um longo período de estagnação.
        Rogério Guimarães fez uma breve apresentação da trajetória do Sindicato e dos diferentes momentos de crise enfrentados pelos trabalhadores da educação. Ele lembrou do período de recessão, enfrentado pelo instituto durante o governo FHC, e reafirmou a necessidade de fortalecer a mobilização neste momento, enquanto ainda é possível negociar.
       A mesa salientou, ainda, o impacto dos cortes na educação, que já começam a ser sentidos nas Universidades e Institutos. Foi incentivada, também, a realização de debates sobre a dívida pública brasileira, um dos principais problemas financeiros do país, que consome quase 50% do orçamento anual. O representante do Grêmio Estudantil afirmou que os alunos não estão indiferentes aos problemas na educação. Eles têm buscado apoiar a mobilização no campus e, também, em outras instituições da região.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO