Campus Camaquã realiza reunião com servidores e estudantes

O encontro reuniu aproximadamente 100 pessoas, entre servidores docentes, técnico-administrativos e estudantes, que atenderam ao chamamento feito pelas redes sociais e compareceram, mesmo em dia de chuva, em excelente número.

Como parte da ação de hoje, mostrando mais uma vez a visão que a escola tem sobre a importância de manter cada vez mais estreita a relação com a comunidade, os presentes foram incentivados a trazer alimentos para doação ao CRAS - Getúlio Vargas, importante e reconhecida instituição da comunidade camaquense. Foram arrecadados cento e treze quilos e meio (113,5 kg) de alimentos. A arrecadação continuará na próxima quarta-feira, quando ao final da manhã será realizada a entrega dos alimentos arrecadados, agregada a uma caminhada simbólica do movimento.

A reunião foi coordenada pelos professores Leandro Neutzling, Patrick Kovalscki e Tales Amorim, contando com grande participação de colegas servidores, que contribuíram com informações, questionamentos e reflexões. Em todas as falas, procurou-se da melhor forma possível, incluir os estudantes presentes, para que todos pudessem compreender melhor o momento vivido, especialmente em suas causas e consequências.

A abertura da reunião pautou-se no agradecimento pelo comparecimento dos presentes e breve explanação para as razões do chamamento à comunidade.

Em seguida, houve uma contextualização sobre a situação político-econômica do país e que afeta não somente a área da educação, mas também outros setores fundamentais como a saúde e a segurança. Entre os assuntos, já fazendo as relações que eram possíveis com a pauta geral e específica do SINASEFE, falou-se sobre a expansão dos IF's e a falta de planejamento do governo para manter os IFs com qualidade, a falta de investimentos em educação, a dívida interna, as terceirizações, a precarização das instituições educacionais, entre outros assuntos.

Em momento posterior, fez-se uma atualização das informações sobre o movimento no IFSul, no RS e no Brasil, onde ficou claro o aumento da adesão de outras instituições ao movimento e a necessidade de se ampliar o mesmo, como forma de mostrar a força crescente dos coletivos e o apoio não só dos servidores, mas também das comunidades.

Logo após, alguns estudantes fizeram questionamentos sobre as implicações ao calendário acadêmico e a eventos constantes neste, perspectiva de fim da greve, recuperação de aulas e formaturas. Alguns colegas fizeram suas manifestações respondendo aos questionamentos, onde ficou claro que estão ocorrendo planejamentos e replanejamentos constantes, justamente visando a melhor forma de conduzir o retorno às aulas, seja em que data ocorrer. Os estudantes foram estimulados a continuarem participando do movimento, sendo convidados a comparecerem na próxima quarta-feira, dia 12 de agosto, para mais um momento de integração. Reforçou-se que se empenhem em trazer mais colegas e familiares, assim como a contribuir mais uma vez com a campanha de arrecadação de alimentos.

Após esta interação mais concreta entre servidores e estudantes, foi realizada uma conversa apenas entre os docentes e técnico-administrativos, encaminhando as próximas ações. Este momento foi muito importante, pois se teve a ciência de que mais colegas aderiram ao movimento e foram sanadas dúvidas a respeito da participação de colegas em período de estágio probatório, em situação de substituição ou temporariedade, assim como os que possuem funções gratificadas. De comum acordo, definiu-se que na reunião da próxima quarta-feira, 8:30, se tentará levar mais colegas para o encontro, com o objetivo de se proporcionar, mais uma vez, a oportunidade de todos conhecerem as causas, fatos, consequências e perspectivas, assim como da importância da movimento para a categoria de trabalhadores da educação.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO