Reunião com a Unimed

Sinasefe-IFSul inicia negociação do reajuste anual da Unimed

            No mês de setembro inicia, oficialmente, o processo de negociação  do reajuste anual da Unimed. No entanto, assim como no ano passado, a Comissão Permanente de negociação do Sinasefe-IFSul já iniciou o diálogo com a operadora, visando, principalmente, encontrar solução para os problemas reportados pelas sindicalizado e que devem ser encaminhados antes de se realizar qualquer acordo financeiro.
            Com o objetivo de qualificar ao máximo o processo de negociação das demandas da categoria com o plano de saúde, está sendo colocada uma urna na sede do sindicato, onde deverão ser depositadas todas as denúncias e reclamações relacionadas aos planos de saúde. Estas manifestações serão apuradas pela diretoria e encaminhadas às instâncias qualificadas.

Diretoria do Sinasefe-IFSul se reúne com representantes da Unimed
            Iniciando oficialmente o processo de negociação, a diretoria do Sinasefe-IFSul se reuniu, no dia 24 de junho, com representantes da Unimed para apresentar as demandas da categorias que deverão ser encaminhadas antes de que seja iniciada qualquer tipo de negociação financeira.
            Foram apresentados os problemas de atendimento relatados por sindicalizados, falta de leito e o excessivo tempo de espera do Pronto Atendimento. Os representantes informação ter ciência de alguns pontos apresentados, especialmente a questão de falta de leitos e demora no PA, em relação a estes pontos, foi informado que a cooperativa acredita que estes e outros pontos serão solucionados com a abertura do Hospital da Unimed, que deverá ser lançado até o final do próximo ano. Em relação aos demais pontos, ficou acordado que a cooperativa daria um retorno formal para o sindicato, nos próximos dias.
      O diretor de organização do Sinasefe-IFSul, Francisco de Assis Ferreira falou com O Megafone sobre o início do processo negocial. Confira:

Como funciona a negociação com as operadoras de planos de saúde?
Desde 2012, quando a atual gestão assumiu o Sindicato, foi criada uma comissão permanente de negociação com as operadoras de saúde, parceiras do Sinasefe-IFSul. Desde a primeira negociação, o grupo tem se dedicado a buscar os melhores termos para seus sindicalizados. Desde o segundo ano, estas negociações têm sido feitas em parceria com a ASUFPel Sindicato, visando aumentar a força de negociação dos sindicatos.  Em 2014, o acordo do reajuste foi vinculado ao encaminhamento de uma série de melhorias com a operadora, como a redução do tempo de espera no agendamento de consultas, especialmente com especialistas, a criação de um plano estadual – a médio prazo – e a melhoria nos atendimentos do PA da Unimed.

Quais as principais demandas que serão cobradas na negociação deste ano?
2015 inicia com reiteração dos pontos acordados e não cumpridos pela operadora na última negociação, tais como qualidade e agilidade nos atendimentos e o encaminhamento de um plano estadual. Em relação a novas demandas, uma das mais latentes é apuração, por parte da operadora, das diversas denúncias relacionadas aos pacientes da Santa Casa, como falta de condições físicas, de higiene e a falta de médicos. Atualmente, não existe um acompanhamento por parte da operadora dos serviços que são prestados aos pacientes, estes problemas são urgentes.

Em relação ao reajuste dos planos, qual a expectativa?
A negociação de reajuste dos planos regulamentados deve seguir as indicações da Agência Nacional de Saúde, no entanto, assim como em outros anos, o sindicato busca, novamente, aproximar este índice ao reajuste salarial da categoria, que neste ano foi de aproximadamente 5%.

Como se dará a negociação deste ano com a Unimed?
O processo de negociação oficial ser concluído até o final de novembro, para que seja posto em prática a partir de dezembro, no entanto, desde agora, as exigências do sindicato já estão sendo debatidas com a operadora e deverão estar devidamente encaminhadas até o encerramento destas negociações.

Em relação ao saúde maio, qual a situação da negociação?
A negociação com a operadora Saúde Maior, realizada no final do ano passado, foi bastante pacífica e satisfatória para os filiados que utilizam os planos. Acreditamos que o processo deste ano deva seguir o mesmo modelo.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO