Relatório da Reunião do SINASEFE com SRT-MPOG, MEC e FASUBRA

Aconteceu na tarde dessa quinta feira, 23 de julho de 2015, a primeira reunião do SINASEFE com o governo e a Fasubra para tratar de pontos da pauta específica dos TAE. A reunião iniciou com o secretário Sérgio Mendonça dizendo que tinha pouca perspectiva de que as negociações no âmbito do Fórum dos federais chegassem em algum lugar e que por conta disso estava reapresentando a proposta do reajuste parcelado a cada uma das entidades com quem tem se reunido. Destacou que é uma proposta defensável dada a conjuntura econômica em que vive o país, e que além dos valores já apresentados, a expectativa era de discutir pontos de pouco ou nenhum impacto financeiro.
Em seguida os representantes da SESU e SETEC fizeram uso da palavra dizendo no caso da SETEC que já haviam feito cinco reuniões com o SINASEFE e que consideravam produtivas as proposições a que se chegou até o momento, tais como: democratização, participação em programas de bolsa para pesquisa, dentre outros.
O SINASEFE iniciou sua intervenção fazendo um resgate da reunião anterior em que esteve ha mais de um mês com o secretário Sérgio Mendonça na qual por mais de duas horas apresentamos detalhadamente a pauta do SINASEFE e que a categoria tinha grande expectativa com essa mesa, já que em nossa avaliação, seria nela o espaço para discutir temas importantes para o segmento TAE, e que esperávamos haver alguma sinalização com respeito as demandas apresentadas anteriormente. Afirmamos que é nessa mesa que esperamos ver solucionadas questões como 30 horas, racionalização dos cargos do PCCTAE, progressão, realinhamento de tabela, mudança de piso e step, reabertura para migração dos servidores das Instituições militares no PCCTAE, RSC e vários outros pontos que obviamente não podiam ser tratados na mesa com todas as entidades.
Na sequência apresentamos o ponto sobre as 30 horas para todos os TAE, enfatizamos de que não avançaremos na negociação se o governo continuar achando sua proposta razoável e nós continuarmos dizendo que ela já foi rejeitada pela categoria, e que para haver um novo movimento seria importante que o governo sinalizasse com algo além do já apresentado. Lembramos que vivemos um bom momento para resolver a questão das 30 horas já que além de melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores poderia ampliar o atendimento ao público dentro das Instituições, sem qualquer impacto financeiro. Exemplificamos que instituições da nossa rede que há muito tempo adotaram a jornada de 6 horas são as que hoje tem os melhores indicadores.
Entregamos aos representantes do governo nossa simulação de retomada da linearidade da tabela dos TAE, bem como a mudança de step, demonstrando que hoje temos um dos menores pisos do funcionalismo e que a relação piso teto que em 2005 era de 1 para 3 hoje se encontra de 1 para 7, que nesses 10 anos o piso passou de R$ 701 para R$ 1.197,00, que muitos TAE tem buscado concurso na condição de nível superior para fugir do achatamento causado principalmente a partir de 2008, no meio da tabela. Lembramos que consideramos nossas proposições de baixo impacto financeiro, uma vez que os salários são bastante baixos e que comparado com outras categorias se faz muito investindo-se pouco.
Retomando a palavra Sérgio Mendonça afirmou que o governo não pretende apresentar sua posição muito próximo ao dia 21 de agosto, para que as entidades tenham tempo de discutir as propostas. Disse estar disposto debatermos a exaustão a questão das 30 horas visando uma solução, com relação a questão de step disse que isso não é uma discussão descolada da conjuntura econômica do país, e que não vê condições dessa discussão. Fez uma fala de que não é possível que se pense uma previdência em que os aposentados tenham
ganhos reais, de que nem nesse e nem em governos futuro isso seria possível, que em sua avaliação deveria- se preservar o poder aquisitivo quando da aposentadoria. No que refere-se ao RSC para TAE, apesar de ainda não ter posição definida quanto ao tema, precisa dialogar com Fasubra e MEC sobre este ponto da pauta.
Por fim a Secretaria de Relações do Trabalho, na pessoa de Sergio Mendonça, assume o compromisso de marcar uma nova reunião para a próxima semana ou para semana seguinte objetivando retornar sobre os pontos apresentados e principalmente sobre a questão das 30 horas, uma vez que o Ministério da também editou portaria de número 260 na qual flexibilizou a jornada de trabalho de seus servidores.
24 de julho de 2015

Comando Nacional de Greve do SINASEFE

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO