Conselho de Base do Sinasefe-IFSul avalia conjuntura

Conselho de Base do Sinasefe-IFSul avalia conjuntura e discute estratégias de luta para a campanha deste ano

Neste sábado, 11, o Conselho de Representantes de Base do Sinasefe-IFSul esteve reunido para a primeira avaliação de conjuntura, após a aprovação da Greve Nacional do Sinasefe, para o dia 13 de julho. Como destaque, o grupo pautou a discussão da conjuntura nacional, a deflagração da Greve e as estratégias de luta para a campanha deste ano.
Participaram da reunião representantes dos campus Bagé, Pelotas, Venâncio Aires, Visconde da Graça e da Reitoria. Foram empossados, pela diretoria do Sinasefe-IFSul, os novos representantes dos campus Venâncio Aires, Visconde da Graça e da Reitoria.
A reunião iniciou com o relato dos representantes sobre as últimas reuniões de avaliação do movimento paredista em seus campus. Segundo os representante, houve um avanço no debate político e sindical nas bases do Sinasefe-IFSul, observado nas reuniões - organizadas pelo representantes de base - e na participação crescente nas paralisações e mobilizações deste ano.
Como principal desafio para a mobilização deste ano foi apontado, pela ampla maioria dos representantes, o abismo crescente entre as lutas dos TAEs e dos Docentes. Com dificuldades de alinhar os interesses e as pautas, as categorias acabam se afastando e fragmentando a luta. Vista como uma barreira que fragiliza ambas categorias, foi reafirmada a necessidade de trabalhar na construção de um pensamento de coletivo, que permita, independe das demandas individuais, que ambas categorias possam se fortalecer e avançar nas conquistas.
Sobre a organização das próximas reuniões do Conselho de Base, o grupo deliberou pela construção de uma agenda de reuniões ordinárias itinerantes, que permitam a aproximação do grupo com os outros campus. Segundo o calendário aprovado, a reunião do mês de agosto será em Bagé; de setembro em Venâncio Aires; de outubro em Santana do Livramento; de novembro em Camaquã ou Charqueadas e a de dezembro retorna para Pelotas.
Em relação às reuniões e assembleias de campus, foi solicitada a presença mais frequente da direção do Sinasefe-IFSul, especialmente neste momento de construção da mobilização. Os coordenadores do Sindicato se comprometeram em organizar uma agenda de visitas aos campus, especialmente aos que estão retornando para o Sinasefe-IFSul ou iniciando suas atividades.
Diversos representantes informaram que irão participar da Assembleia Geral do Sinasefe-IFSul, nesta segunda-feira (13). Caso a Greve seja aprovada, o grupo definiu que o sindicato irá organizar um Comando Local de Greve, que irá visitar os campus para discutir e avaliar o movimento paredista. Além disso, como principal estratégia de luta, o grupo aprovou que seja trabalhado o fortalecimento da união de técnicos e decentes para a construção da mobilização. Qualquer estratégia de luta que não se origine na aglutinação dos dois segmentos, fragmentará a luta e resultará em perdas profundas para o movimento.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO