Assembleia Geral do Sinasefe-IFSul aprova Greve a partir do dia 20 de julho


Em Assembleia Geral realizada nesta segunda-feira, 13, os servidores do Instituto Federal Rio-Grandense aprovaram, por ampla maioria, a adesão à Greve Nacional do Sinasefe, a partir do dia 20 de julho. Em uma plenária lotada, estiveram representados os campus Bagé, Pelotas, Venâncio Aires, Santana do Livramento e a Reitoria.
A assembleia iniciou com relatos dos representantes de base sobre a conjuntura atual nos campus. Em seguida, a mesa fez informes sobre a construção da Greve Nacional do Sinasefe. Na última sexta-feira, 10, o Sindicato Nacional informou o governo sobre a deflagração da Greve e protocolou, nos Ministérios da Educação, do Planejamento, da Defesa e na Presidência da República, a pauta de reivindicações específicas da categoria.
Após os informes, a pauta de Greve foi oficialmente aberta. Com diversas manifestações favoráveis e contrárias, a mesa colocou duas propostas em votação – a primeira de adesão à Greve a partir do dia 20/7 e a segunda de reavaliação do movimento após o período de férias. A proposta de adesão ao movimento a partir do dia 20 foi aprovada por ampla maioria na plenária.
Com a aprovação do movimento paredista no IFSul, a mesa abriu inscrições para a construção de um Comando Local de Greve. Este comando será instaurado no primeiro dia da greve e será formado por representantes dos diversos campus que compõe a base do Sinasefe-IFSul.

Pauta específica do Sinasefe
ü Carreira Única dos Trabalhadores da Educação Federal com reestruturação das carreiras dos TAE e dos docentes;
ü Democratização das Instituições Federais de Ensino;
ü Contra a precarização da Rede Federal de Ensino e por uma expansão responsável e de qualidade;
ü Isonomia de tratamento entre os docentes da carreira do EBTT com os docentes do Magistério Superior;
ü 30 horas, sem restrição, para todos os TAE;
ü Contra o ponto eletrônico para os TAE;
ü Contra o controle de frequência para os docentes do EBTT;
ü Defesa do RSC para os técnicos e reconhecimento do RSC para os aposentados técnicos e docentes;
ü Abertura da janela de migração para o EBTT de todos os docentes do EBF, dos ex-territórios e do PUCRCE;
ü Reabertura da janela de migração para o PCCTAE para os técnicos do PGPE das instituições Militares de Ensino, dos ex-territórios e do PUCRCE;
ü Regulamentação do artigo 71 da Lei 8.112 de 1990, relativo à gratificação por atividade penosa de servidores federais em exercício em zona de fronteira ou em localidades cujas condições de vida o justifiquem;
ü Uniformização das políticas de progressão para todos os docentes da Rede Federal de Ensino, principalmente quanto às diferenciações que ainda existem para os docentes das IFES Militares;
ü Racionalização de cargos do PCCTAE.

Esclarecimento sobre o período de férias
A assessoria jurídica do Sinasefe-IFSul esteve presente na Assembleia Geral para prestar alguns esclarecimentos à categoria. Em relação ao período de férias, que iniciaria no dia 20 de julho, foi informado que este deverá ser adiado. O Sinasefe encaminhará um ofício, aos gestores do Instituto, informando sobre o período de greve e a impossibilidade da realização das férias. A assessoria jurídica aconselha, ainda, que os servidores enviem comunicações individuais reforçando a necessidade de reagendamento das férias.

Servidores de Camaquã manifestam adesão à Greve
A assembleia do campus Camaquã, realizada no dia 8 de julho, aprovou, por ampla maioria, a adesão ao movimento nacional de Greve, caso este fosse aprovado pela Seção IFSul. O grupo manifestou o total apoio ao movimento paredista e disposição de consolidar a greve no Sinasefe-IFSul.
Além da discussão de Greve, os servidores do campus realizam a eleição de seus representantes de base para o Conselho do Sinasefe-IFSul. Foram escolhidos Leandro Neutzling Barbosa (titular) e Geraldo Dias Barbosa (suplente) como representantes docente; e Emerson da Rosa Rodrigues (titular) e Antonio Marcos Coutinho (suplente) como representantes dos TAEs.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO