Assembleia do CAVG faz análise de conjuntura


O campus Visconde da Graça, um dos poucos que não aprovou o indicativo de greve – aprovado pela Plena 131º do Sinasefe – discutiu, em assembleia realizada nesta quarta-feira (1), a conjuntura nacional, a greve da educação federal e a proposta apresentada pelo MPOG, no dia 25/6.
A assembleia iniciou com informes sobre o curso de formação sindical do Sinasefe, pelo coordenador de organização; sobre a plena 132º e a compra do novo imóvel do Sinasefe-IFSul.
Na análise de conjuntura, a coordenadora de ação do Sinasefe-IFSul, Maria Lúcia Monteiro, falou sobre a reunião ampliada dos SPF, que ocorreu no último final de semana, e que rejeitou a proposta apresentada pelo MPOG, no dia 25/6, e sobre o cenário nacional da educação e os impactos, já visíveis, do ajuste fiscal, como os cortes do PRONATEC, entre outros programas.
Os servidores apresentaram alguns questionamentos e posições em relação ao movimento paredista nacional. Um dos pontos mais discutidos foi a forma de adesão à greve neste ano - por campus ou por assembleia geral. Em 2014 o Visconde da Graça foi o único campus do Sinasefe-IFSul a aderir ao movimento grevista.

Diretoria do Sinasefe-IFSul participa de assembleia dos estudantes do Campus Pelotas
            Os coordenadores de ação, Rogério Guimarães, e de formação sindical do Sinasefe-IFSul, Paulo Baptista, participaram da assembleia geral dos estudantes do campus Pelotas, que ocorreu na manhã de quarta-feira (1).
Os representantes do Sinasefe-IFSul foram convidados pelos representantes dos grêmio estudantil do campus, que organizaram a assembleia, para conversar com os alunos sobre as perspectivas de greve para 2015.
Rogério Guimarães falou brevemente sobre a conjuntura atual, especialmente os aspectos que mais afetam os estudantes, como os cortes na educação, que ameaçam as bolsas e benefícios concedidos aos alunos. Ele esclareceu, também, alguns pontos da pauta nacional dos servidores públicos federais. Paulo Baptista destacou a importância da organização e mobilização dos estudantes, especialmente contra as diversas políticas que ameaçam a liberdade e os direitos dos jovens, como a redução da maioridade penal.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO