Reunião do Conselho de Base

Reunião do Conselho de Base faz intensa análise de conjuntura e avaliação da Campanha Nacional dos SPF

Neste sábado, 23 de maio, o Conselho de Representantes de Base do Sinasefe-IFSul esteve reunido novamente, em Pelotas. Eles avaliaram os encaminhamentos da Plena 130º do Sinasefe, o Seminário Nacional de Educação, entre outros pontos.
A reunião iniciou com o informe do representante dos TAE do CAVG, Osni Rodrigues, que tem participado de diversas reuniões locais para pensar a construção da RSC para os TAEs. Ele esteve reunido, recentemente, com representantes da ASUFPel, o objetivo é unir forças com os servidores da Universidade Federal para fortalecer a luta pela RSC.
A diretora de ação do Sinasefe-IFSul, Maria Lúcia Monteiro, trouxe o informe da nacional sobre a liberação de servidores para atividades sindicais. O secretário de relações de trabalho, Sérgio Mendonça, emitiu um comunicado, nesta semana, lembrando os dirigentes de recursos humanos dos órgãos e entidades integrantes do SIPEC, do direito dos membros de entidades sindicas de participarem de atividades promovidas por essas entidades.

Plena 130º
O servidor Paulo Martins, que representou o Sinasefe IFSul na última semana, em Brasília, apresentou o seu relato sobre a Plena 130º do Sinasefe. Segundo ele, o encontro foi marcado por uma forte tensão entre os servidores técnicos administrativos e docentes, especialmente no que diz respeito ao movimento grevista.
Ele avaliou que os TAEs encontram-se em um momento de forte inclinação para a luta, especialmente em função da RSC, e que esperam dos docentes o mesmo suporte necessário para a mobilização, que outrora receberam estes receberam dos TAEs. A mesa debateu a questão e avaliou que é indispensável que técnicos e docentes unam forças para que possam avançar nas conquistas.
Os presentes fizeram uma reflexão, ainda, sobre a prática do governo de beneficiar um segmento em detrimento do outro, como no caso da RSC, que demonstra o interesse de provocar a ruptura na categoria e, com isso, o enfraquecimento do Sindicato para a mobilização. A diretora, Maria Lúcia, reforçou a sua posição de que a RSC pode ser um grande tiro no pé dos docentes. Ameaçando a luta pela carreira única dos professores federais, bem como a qualificação do corpo docente nos institutos, uma vez que com o benefícios cada vez mais a qualificação é jogada para segundo plano.

Agenda do Sinasefe
Após o debate sobre a Plena, foi apresentado um levantamento financeiro do Sindicato, que havia sido solicitado na última reunião. Com isso, o grupo pode debater a agenda de eventos importantes que irão ocorrer nos próximos meses e avaliar a participação do Sindicato em cada um deles.
O próximo evento será o Curso de Formação Política do Sinasefe – Região Sul, que será realizado em Rio Sul/SC, entre os dias 19 e 21 de junho. A constituição do grupo ainda está sendo avaliada pelo sindicato, mas a plenária antecipou o encaminhamento de que cada campus deverá pensar em dois nomes para levar ao encontro, mais suplentes.
No final do ano será realizado, em Brasília, o próximo congresso eleitoral do Sinasefe. Este encontro é de extrema importância para o Sindicato e o Sinasefe-IFSul deverá encaminhar uma delegação expressiva para a votação. Cada representante campus ficou responsável, novamente, de começar a discussão sobre o evento em sua unidade, buscando interessados para constituir a delegação.

Ações Judiciais
A diretoria do Sinasefe-IFSul informou a conquista da ação coletiva de zona de fronteira, para todos os servidores lotados na cidade de Santana do Livramento. Em relação aos outros campus, foi informado que a assessoria jurídica do Sindicato continuará trabalhando para que todos os campus que tenham direito sejam beneficiados.

Seminário Nacional de Educação
Os delegados do Sinasefe-IFSul no 9º Seminário Nacional de Educação do Sinasefe fizeram seus relatos sobre a sua participação e as atividades do encontro. Foi relatado que o Seminário, assim como diversos outros eventos do Sindicato Nacional, foi prejudicado por disputas internas dos coletivos que compõe a direção nacional.
O delegado do Campus Bagé, Nei Fonseca, destacou o GT que discutiu a criação da revista do Sinasefe, segundo ele um importante avanço para o processo de reflexão dentro do Sindicato. Nei estará representante o Sinasefe-IFSul no processo de construção desta revista.
Maria Lúcia e Franco Dariz, representantes da diretoria no evento, salientaram o protagonismo que o Sinasefe-IFSul tem assumido nos últimos eventos do Sinasefe. Este papel tem sido fundamental no processo de repressão de práticas retrógradas dentro do Sindicato. Maria Lúcia ressaltou o Sinasefe-IFSul estará sempre presente para colaborar com todo o tipo de avanço em nosso sindicato.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO