CONSUMO RESPONSÁVEL

O SINASEFE-IFSul está apoiando o projeto 'Feira Virtual Bem da Terra', que está sendo desenvolvido pela Rede que tem o mesmo nome e que é formada por 23 empreendimentos de economia solidária. Somando todos, são cerca de 250 produtores, articulados em diferentes coletivos (associações, cooperativas e grupos de produção).
A ideia é articular esses produtores a consumidores de Pelotas através da organização de 'Núcleos de Consumo Responsável' no IF-SUL e outras instituições (como universidades, escolas, sindicatos, ong's e até grupos de amigos). Nesse sistema, as compras são feitas por uma plataforma de internet, entre 2a e 5a.-feira de cada semana e os produtos são entregues no sábado à tarde, aos consumidores que fizerem os pedidos, na sede da associação (centro da cidade). Há vários outros detalhes, mas eles serão explicados nos encontros de formação dos núcleos, para um dos quais você está sendo convidado/convidada através deste email.
A cesta de produtos será bastante variada: hortigranjeiros orgânicos, artesanatos, roupas e acessórios, alimentos processados (açúcar, café etc.), pães, flores e plantas, sementes, sucos, laticínios, bebidas, produtos de higiene e limpeza etc. Todos produzidos por organizações da economia solidária, urbanas e rurais, de Pelotas e de outras regiões do RS e do Brasil.
A idéia é simples: se organizarmos a nossa demanda, poderemos reduzir os custos de transação (fretes, armazenamento, distribuição etc.) e obter preços menores. Mas para isto é preciso um pouco de participação - daí a formação dos 'Núcleos de Consumo Responsável'. Isto nos permitirá, por outro lado, um consumo de produtos sustentáveis, mais saudáveis para nós, para o meio ambiente e para a economia da nossa região.
Se você está interessado/interessada, participe das reuniões de formação dos núcleos e difunda esta mensagem  para quem você acredita que gostaria de participar de uma iniciativa como essa. Mas atenção: a participação na iniciativa só pode acontecer com a participação presencial em alguma das reuniões.
Além do SINASEFE-IFSul e de outros sindicatos, a iniciativa conta também com o apoio dos núcleos de economia solidária do IF-SUL, da UFPEL e da UCPEL.
Se você desejar outras informações ou se quiser articular um outro núcleo, entre em contato através do email 'bemdaterra.pelotas@gmail.com'.
Apareça e participe!! Veja a tabela de encontros logo abaixo.
SINASEFE & Associação Bem da Terra
Núcleo IF-Sul Campus CAVG
Data: 02/10
Dia: 5a.-feira
Hora: 14h
Local: Sala de reuniões em frente à DIREN

Núcleo IF-Sul Campus Pelotas
Data: 06/10
Dia: 2a.-feira
Hora: 17h30
Local: miniauditório 2

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO