SINASEFE-IFSul NO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014

Mais de dois mil representantes de movimentos sociais, sindicais e populares de todo o país debateram os rumos da educação no Brasil.

Representantes dos movimentos sindicais, sociais e populares de todo país reuniram-se no último final de semana, de 8 a 10 de agosto, no Rio de Janeiro para debater os rumos da educação no país no Encontro Nacional de Educação. 

Mais de dois mil participantes, representando todas as regiões do Brasil, se reuniram para discutir ações de luta em resposta ao processo de aprofundamento da precarização e mercantilização da educação pública no Brasil. A coordenadora de ação, Maria Lúcia Monteiro e o representante de base do Câmpus Visconde da Graça, Vitor Dias, representaram o SINASEFE-IFSul no ENE 2014.

Na abertura do encontro, sexta-feira (08), dois mil manifestantes ocuparam as ruas do Rio de Janeiro na marcha em defesa da educação pública, laica e de qualidade. Com palavras de ordem como "Educação não dá pra esperar, é 10% do PIB já!", professores, estudantes, técnicos, funcionários e outras categorias que atuam no setor da educação, marcaram presença no ato.

Durante os três dias do Encontro foram debatidos os temas nos encontros regionais preparatórios realizados nos estados durante o primeiro semestre como o financiamento da educação, passe livre e transporte público, democratização da educação, avaliação e meritocracia, privatização e mercantilização da educação, a precarização das condições de trabalho, acesso e permanência.

Na plenária final, foi feita a leitura da carta do Rio de Janeiro, manifesto do Encontro Nacional de Educação, que traz a sistematização dos sete eixos que nortearam os debates tanto do evento nacional quanto dos encontros preparatórios, realizados no primeiro semestre deste ano. No documento, aclamado pela plenária, os participantes indicaram a constituição de comitês estaduais em defesa da escola pública, a realização, nos estados, na segunda quinzena de outubro, de um dia de luta em defesa da educação pública e a realização, em 2016, do II Encontro Nacional de Educação, precedido de encontros estaduais.

As propostas apresentadas serão incluídas nos anais do Encontro, servindo de base para as próximas discussões, além disso será elaborada uma cartilha com a plataforma de lutas em defesa da educação apontada pelo encontro.

Encontro Nacional de Educação

O Encontro Nacional da Educação é organizado pelo Comitê Executivo Nacional da Campanha pelos 10% do PIB para a Educação Pública, Já!, que reúne entidades como o ANDES-SN, o Sinasefe, a CSP-Conlutas, a Anel, a Oposição de Esquerda da União Nacional dos Estudantes (UNE), a EXNEEF, o CFESS, entre outras entidades e movimentos sociais.




Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO