CHEGOU A HORA DO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Após meses de organização, debates e atividades preparatórios, é chegada a hora do Encontro Nacional de Educação 2014. O SINASEFE-IFSul participou das diversas etapas preparatórias que ocorreram na região e estará, neste final de semana, carregando novamente a bandeira da educação pública, gratuita, laica, socialmente referenciada e de boa qualidade defendida por nosso Sindicato.

O Encontro Nacional de Educação ocorre nos dias 8, 9 e 10 de agosto, no Rio de Janeiro, e representa mais um passo na luta das entidades classistas  e movimentos sociais contra o desmonte na educação pública .

Confira os sete eixos do ENE:

Financiamento: A luta pelos 10% do PIB para educação continua. Defendemos a destinação imediata dos recursos e que sejam exclusivamente para a educação pública.

Privatização e Mercantilização: Pedimos o fim do processo de privatização da educação pública, como a execução da recursos por grupos de pesquisa em aplicações privadas e a apropriação de espaços e equipamentos público. A educação privada avança com incentivo de recursos públicos, enquanto a educação pública é sucateada.

Precarização: A expansão da rede federal sem o investimento necessário tem deixado frutos amargos para os servidores da educação. Atualmente são inúmeros professores(as) que acumulam mais que o dobro de estudantes recomendado e técnico-administrativos(as) sobrecarregados e/ou em desvio de função. O aumento dos postos de trabalho terceirizado, que acentua as desigualdades também precisa ser denunciado.

Passe livre: A luta pelo transporte público, impulsionada pelos protestos de 2013, continua em pauta. A mobilidade urbana é um problema na sociedade atual, compreendemos que ele não deve ser tratado como mercadoria, mas como um direito da classe trabalhadora e dos estudantes.

Democratização: Lutamos por uma construção democrática e efetivamente participativa da educação em nosso país.

Acesso e Permanência: Embora o acesso à educação apresente avanços nos últimos anos, ainda está condicionado a métodos ultrapassados. A permanência dos estudantes na rede é ainda pior, agravada pela quase inexistência de assistência estudantil.

Avaliação meritocrática: É necessária uma revisão do atual sistema de avaliação, tanto para os trabalhadores como para os estudantes, que considere as diferenças e que permita efetivos avanços.

Postagens mais visitadas deste blog

OPOSIÇÃO IMPEDE NOVA VOTAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SEM PARTIDO

"IDEIAS DE GUEDES PARA PREVIDÊNCIA SÃO PIORES QUE AS DE TEMER", ALERTA ESPECIALISTA

MP QUE PRIVATIZA SETOR DE SANEAMENTO PODE SER VOTADA NESTA TERÇA NO CONGRESSO